Premiação organizada pelo MGI destacou servidores e projetos que impulsionam a modernização e a qualidade dos serviços à população
Nesta quarta-feira (22/10), foi realizada a cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025 no Centro Empresarial CNC, em Brasília (DF). O evento organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. A iniciativa é da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI) e busca valorizar trajetórias profissionais e reconhecer ideias inovadoras desenvolvidas pelas servidoras e pelos servidores dos 13 órgãos que compõem o ColaboraGov.
Estiveram presentes na celebração importantes autoridades, como a secretária adjunta de Serviços Compartilhados, Isabela Gebrim; a secretária executiva do Ministério do Turismo (MT), Ana Carla Lopes; a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Marques; a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Janine Santos; o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento e Orçamento, Márcio Oliveira; a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize almeida; o diretor de negócios de governo do Banco do Brasil, Rodrigo Neves; entre outros.
Representando a ministra Esther, Isabela Gebrim destacou que o prêmio reforça que a construção de políticas públicas depende do comprometimento, vocação e persistência de pessoas que acreditam no serviço público como instrumento de transformação do Estado. Para ela, a iniciativa é mais do que apenas uma premiação, mas a promoção da cultura do reconhecimento.
“A inovação não depende necessariamente de grandes estruturas, mas de novas formas de olhar para os desafios que revelam que criatividade e compromisso podem caminhar juntos que mostram que resultados relevantes são possíveis quando se cultiva um ambiente de aprendizado contínuo de protagonismo e de compromisso com o interesse coletivo”, disse Gebrim.
Ainda sobre a inovação no serviço público, Rodrigo Neves reforçou o compromisso com a qualificação técnica dos profissionais da administração pública e com a construção de parcerias que promovem o desenvolvimento sustentável, a inovação e a transformação social. “Nossa presença, junto aos órgãos públicos, reforça a confiança, a eficiência, a capacidade de gerar impacto positivo na sociedade, como soluções que atendem as necessidades da população e fortalecem o Estado brasileiro”, afirmou.
Ao todo, foram mais de mil servidores premiados, divididos em quatro categorias: Desempenho Funcional, Ideias Inovadoras, Jubileu de Prata e Jubileu de Ouro. A categoria Desempenho Funcional homenageou servidores que se destacaram por suas competências técnicas e comportamentais nos ministérios do ColaboraGov.
Já a categoria Ideias Inovadoras premiou iniciativas criativas e proativas implementadas entre agosto de 2024 e julho de 2025 que tenham gerado benefícios significativos aos órgãos e à sociedade O Jubileu de Ouro celebrou os servidores que completaram 50 anos de serviço público federal em 2024, enquanto o Jubileu de Prata reconheceu aqueles que alcançaram 25 anos de efetivo exercício no mesmo período.
Para Mario Dehon, da Receita Federal, o prêmio significa o reconhecimento do servidor e das iniciativas que contribuem para a transformação do Estado, funcionando como uma espécie de motor, onde o reconhecimento a um servidor faz com que outros se queiram buscar na próxima edição e, dessa forma, favorecem o serviço prestado pelo governo. “O servidor público tem sempre a possibilidade de fazer a diferença, de transformar o país. E este prêmio é exatamente o reconhecimento, dessas pessoas e dessas iniciativas, que contribuem para a transformação”, explicou.
Altaci Kokama, servidora do Ministério dos Povos Indígenas, foi uma das premiadas pelo seu desempenho funcional e não escondeu a alegria de, entre tantos servidores competentes com quem tem convívio, ter sido uma das escolhidas.
Foi uma sensação maravilhosa do reconhecimento, não é nem o prêmio, é o reconhecimento de saber que o que você está fazendo, a contribuição que você faz para este país, para este governo, e tudo o que está sendo feito, é significativo. Nós somos um pontinho, e esse pontinho é reconhecido, e isso é muito bom”, disse.
A cerimônia também contou com a presença da servidora Emeriuda Borges, que recebeu o prêmio Jubileu de Ouro como reconhecimento pelos mais de 50 anos prestados ao serviço público no Poder Executivo. Para ela, o prêmio é uma honra, sendo motivo de muito orgulho por tudo o que esse tempo representou e possibilitou na vida dela. “Esses 50 anos de trabalho representam a minha vontade, sempre tive vontade de servir. E quando entrei lá, foi o que eu fiz o tempo inteiro. Servir. Servir ao público. Sempre fui comprometida com o trabalho”, contou.
Das 1.020 pessoas servidoras públicas, 607 foram agraciadas pelo prêmio Desempenho Funcional; o Jubileu de Prata homenageou 370 servidores e servidoras, enquanto o Jubileu de Ouro contou com 43 homenageados. Na categoria Ideias Inovadoras, foram 13 projetos vencedores, representando os diferentes órgãos do ColaboraGov.
Confira a lista completa dos servidores premiados.
Ideias Inovadoras
Na categoria Ideias Inovadoras, o MGI foi premiado pelos projetos “Fiscaliza SPU”, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); Catálogo Nacional de Dados, da Secretaria de Governo Digital (SGD); Contrata+Brasil, da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES); Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos do Governo Digital Federal (LanQ), da Secretaria de Governo Digital (SGD); Novo Modelo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES); Plataforma Rede.gov.br, da Secretaria de Governo Digital (SGD); Programa LideraGOV, da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); e pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU);
Na mesma categoria, foram premiados o Movimento Turismo que Protege, do Ministério do Turismo (MT); o Perícia Conectada, do Ministério da Previdência Social (MPS); a Plataforma Nexo, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); as Plataformas de Transformação Digital e a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (DIRB), ambas do Ministério da Fazenda (MF).
Conheça as iniciativas premiadas do MGI
- Fiscaliza SPU
O programa Fiscaliza SPU atua como um verdadeiro guardião do patrimônio da União, garantindo o uso correto e legal dos bens públicos. Os fiscais realizam vistorias, análises de documentos, verificações e visitas técnicas para identificar ocupações ou construções irregulares. A fiscalização abrange diferentes tipos de imóveis, como bens de uso comum — praias e margens de rios federais, que devem ser acessíveis a todos —, bens dominiais, destinados a usos diversos, e bens de uso especial, voltados a serviços públicos. O objetivo é assegurar que esses espaços sejam utilizados de forma adequada, em benefício da sociedade e com respeito à legislação.
Coordenador-geral da área de fiscalização da SPU, Danilo Silva conta que o projeto surgiu de uma necessidade da secretaria, onde o alto número de fiscalizações feitas pelos profissionais exigia um sistema mais fluido para uma melhor efetividade dos trabalhos. “A ideia do aplicativo foi transformar essa necessidade e facilitar a vida dos fiscais”, explica Silva.
- Catálogo Nacional de Dados
O Catálogo Nacional de Dados centraliza e organiza informações públicas, facilitando o acesso e a compreensão por parte de governos, cidadãos, empresas e instituições de pesquisa. Por meio de soluções de código aberto e padrões governamentais, o sistema disponibiliza metadados sobre conjuntos de dados gerenciados pelo poder público, promovendo interoperabilidade entre diferentes plataformas. A iniciativa fortalece a transparência, o reuso e a governança de dados, estimulando a inovação e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos e privados no país.
Daniela Menezes afirmou que o projeto foi desafiador especialmente nos primeiros passos, visto que havia muita resistência de adentra o mundo da governança de dados, mas que, agora, com o crescimento assustador da inteligência artificial, é consensual a necessidade de investir no assunto. “Com o catálogo de dados, conseguimos saber quais são os dados em poder do governo, isso vai ajudar a aprimorar a interoperabilidade e promover melhores serviços para o cidadão de forma geral”, explica Menezes.
- Contrata+Brasil
O Contrata+Brasil é uma plataforma do governo federal que conecta compradores públicos da União, estados e municípios a fornecedores de todo o país, com foco inicial em microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa busca facilitar contratações públicas, ampliar as oportunidades de negócios locais e impulsionar a geração de emprego e renda em diversas regiões do Brasil.
Um dos premiados pelo projeto, Kadu Abreu explica que um dos maiores desafios enfrentados pela equipe foi a questão externa, com órgãos de controle e também a questão normativa. Todas essas dificuldades, de acordo com Kadu, tornam o reconhecimento ainda mais especial.
“É um projeto que tem muita capilaridade, principalmente para os fornecedores e na questão das contratações públicas. Então, assim, é um reconhecimento muito legal”, conta Abreu.
- Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos do Governo Digital Federal (LabQ)
O LabQ é um laboratório de experimentação e (re)desenho de serviços públicos digitais ele utiliza métodos, técnicas e ferramentas de Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cidadão (CiX) para diagnóstico e identificação de oportunidades de melhoria e inovação – sem custo para o seu órgão. Seu objetivo é colaborar com gestores para oferecer serviços públicos que atendam às necessidades dos cidadãos de maneira simples e amigável, garantindo uma experiência positiva na sua utilização.
Novo modelo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
O Novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) moderniza a administração pública ao substituir o controle de ponto pelo foco em resultados. A iniciativa busca alinhar as atividades dos servidores às metas e estratégias institucionais, estimulando maior eficiência e qualidade nas entregas. Com isso, o programa se consolida como um instrumento de gestão voltado à melhoria do desempenho e à valorização do trabalho no serviço público.
- Plataforma Rede GOV.BR
A Plataforma Rede GOV.BR oferece uma solução integrada que auxilia gestores municipais a identificar desafios e elaborar planos de ação voltados à transformação digital. A iniciativa apoia as prefeituras na modernização da gestão pública, promovendo maior eficiência, inovação e qualidade na oferta de serviços digitais à população.
- Programa LideraGOV
O Programa LideraGOV forma uma rede de servidores públicos qualificados para exercer funções de liderança estratégica, comprometidos com a inovação e a melhoria dos serviços ao cidadão. Desenvolvido pelo MGI em parceria com a ENAP, o programa oferece formação intensiva, mentorias e acompanhamento contínuo para estimular o autodesenvolvimento e o trabalho em rede. Em sua 5ª edição, o LideraGOV já capacitou 239 líderes de diferentes instituições federais, com destaque para a 4ª edição, que teve uma turma composta exclusivamente por pessoas negras, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial.
- Concurso Público Nacional Unificado – CPNU
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um modelo de seleção inovador, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. A primeira edição foi realizada em 2024 e ofertou 6.640 vagas.
A segunda edição está em andamento e oferta 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias — a primeira fase foi realizada em 05 de outubro e a segunda será em 12 de dezembro — em centenas de municípios de todo o país.
Fonte: Ministério da Gestão e Inovação e Serviços Públicos






