Orzil News
Brasília, May 9, 2025 5:53 AM

Curso Especial: Elaboração e Análise de Projetos

  • #transferegov
Publicado em: 26/10/2023 12:10
  •  30 de novembro e 01 de dezembro de 2023
  •  Brasília – DF
  •  Carga horária: 16h

Informações completas+


Apresentação

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. +Recente Atualização 2023.

Apresentação Professor: Vídeo+

Conforme disposto na Portaria Interministerial nº 424/2016, os programas, projetos e atividades de interesse recíproco, dos órgãos e entidades da administração pública federal com outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, serão executados mediante transferências de recursos financeiros efetivadas por meio de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria.

Segundo a Lei nº 13.019/2014, as parcerias entre a administração pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC), em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante à execução de atividades ou de projetos, previamente estabelecidos em planos de trabalho, decorrentes de transferência de recursos financeiros, devem ser formalizados através dos Termos de Colaboração e Termos de Fomento.

Decreto nº 10.426/2020, traz aspectos referentes à elaboração e análise do Plano de Trabalho, necessários para celebração de Termo de Execução Descentralizada (TED), com vistas à execução de ações de interesse recíproco ou de interesse da unidade descentralizadora.

O Transferegov.br é a ferramenta, com dados abertos, onde são operacionalizados: Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Parceria, Termos de Fomento, Termos de Colaboração,  Termos de Compromisso, Termos de Execução Descentralizada e as transferências fundo a fundo quando os recursos forem depositados no: Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, Fundo Nacional da Cultura, Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP  e Fundo Penitenciário Nacional – Funpen.

O Projeto e o Plano de Trabalho são premissas para celebração dos instrumentos, aqui citados, devendo ser elaborados e analisados em observância aos dispositivos legais que regem a matéria. Requer conhecimentos técnicos e equipe qualificada. Neste sentido, é essencial capacitar a equipe que atua tanto na elaboração quanto na análise dos Projetos e Plano de Trabalho.

Em muitos casos, os instrumentos não são firmados em decorrência de projetos e plano de trabalho mal elaborados, preenchimento incorreto, inobservância das diretrizes e normas legais por parte dos proponentes. Em outros, os projetos são aprovados ou reprovados, equivocadamente, pelo concedente, devido à falta de parâmetros claros e conhecimentos técnicos essenciais para analisá-los, gerando transtornos e dificuldades para as equipes de execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial, se for o caso. Tais fatos podem ser evidenciados, constantemente, nos Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos Relatórios da Controladoria Geral da União (CGU).

A elaboração e a análise inadequada dos Projetos pode inviabilizar à execução do instrumento. Para tanto, a correta elaboração e análise de projetos constitui-se, assim, requisito imprescindível para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas ao tema.

Importante destacar que, em 16 de maio de 2023, foi publicado o Decreto nº 11.531 que dispõe sobre convênios e contratos de repasse relativos às transferências de recursos da União, e sobre parcerias sem transferências de recursos, por meio da celebração de acordos de cooperação técnica ou de acordos de adesão.

Em 2023, também foi publicada a nova PORTARIA CONJUNTA MGI/MF/CGU Nº 33, DE 30 DE AGOSTO DE 2023, que estabelece normas complementares para as transferências de recursos oriundos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União – OFSS, operacionalizadas por meio da celebração de convênios e contratos de repasse entre órgãos e entidades da administração pública federal, de um lado, e órgãos e entidades dos estados, Distrito Federal e municípios, bem como consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos, de outro, para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco e em regime de mútua colaboração.

Novidades em Setembro 2023: em atenção as competências dispostas no Decreto nº 11.271, de 16 de maio de 2023, a Secretaria de Gestão e Inovação, informa que a Câmara Nacional de Convênios e Instrumentos Congêneres  CNCIC/DECOR/CGU aprovou, por meio da NOTA  nº 00008/2023/CNCIC/CGU/AGU a minuta de Protocolo de Intenções, a qual está sendo disponibilizada no Portal Transfeeregov.br.

O conteúdo programático do curso é completo, abrangendo a realização de ATIVIDADES PRÁTICAS e ROTEIROS que vão contribuir e aperfeiçoar para elaboração e análise de projetos. 


Objetivos

Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Parceria, Termos de Fomento, Termos de Colaboração e Termo de Execução Descentralizada, através de conhecimentos e exemplos, práticos, claros e precisos, capazes de aperfeiçoar as atividades e, consequentemente, proporcionar maior eficiência, eficácia e efetividade às políticas públicas.
Cursos Realizados (Fotos)+


Metodologia

A metodologia do curso é interativa e estimula a reflexão; alterna exposição dialogada, troca de experiências, exemplos e exercícios práticos voltados para projetos e planos de trabalho. É dada ênfase à realidade das novas regras e à busca de solução para problemas existentes na elaboração e análise dos projetos.
Disponibilizamos notebooks aos alunos com apostila digital, em PDF, visando à facilitação do aprendizado.

O curso terá abordagem teórica, complementada com exemplos e atividades práticas voltadas para a elaboração e análise de projetos.

Curso híbrido com participação de alunos matriculados no curso Online Ao Vivo.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PARA CURSOS ONLINE+


Público-alvo

– Operadores da Plataforma +Brasil/SICONV
– Assistentes, coordenadores e gerentes de projetos.
– Gestores e servidores públicos.
– Procuradores, Advogados, Contadores, Administradores, Prefeitos, Vereadores e Consultores.
– Servidores públicos das áreas de Contratos, de Projetos, Financeiras e Jurídicas.
– Membros de Comissão de Licitação, Pregoeiros e Equipes de Apoio.
– Funcionários do Sistema “S”, OSCIPs, ONGs, OSs, Fundações, Institutos, Agências, Universidades, Autarquias, e Empresas Estatais.
– Auditores e Controladores internos e externos.
– Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
– Secretários, Assessores, Diretores, Coordenadores e Assistentes do Poder Executivo Federal.


Programação

I – Noções Gerais

– Cenário Atual
– Aspectos essenciais para proponentes e concedentes
– Visão geral das legislações e normativos
– Definições
– Projetos X Plano de Trabalho X Proposta de Trabalho
– Entendendo o Fluxo

II – Estabelecimento de Diretrizes

– Aspectos essenciais
– Estabelecimento correto do problema e/ou da oportunidade
– Entendendo os Programas
– PPA/LDO/LOA
– Identificando as instituições
– Plano de Trabalho X Proposta de Trabalho
– Projeto Básico / Termo de Referência

III – Passo a Passo para Elaboração da Proposta e do Plano de Trabalho na Plataforma+Brasil 

– Visão geral da Plataforma +Brasil
– Perfis
– Incluir Proposta
– Incluir Participantes
– Interesses Recíprocos
– Cronograma Físico
– Cronograma Desembolso
– Plano de Aplicação Detalhado
– Projeto Básico
– Termo de Referência
– Anexos
– Declarações
– DICAS PRÁTICAS e essenciais para inserir as informações na Plataforma

IV – Apresentando algumas Ferramentas

– ATIVIDADES PRÁTICAS para elaboração de Projetos e Plano de Trabalho

V – Passo a Passo para Elaboração de Projetos

– Pontos fundamentais
– Aspectos Gerais e Específicos
– Principais demandas
– Diagnóstico
– Objeto
– Justificativa
– Beneficiários
– Parcerias e articulações
– Prazo
– Custo
– Metas X Etapas
– Valor
– Equipe
– Cronograma
– Bens
– Serviços
– Resultados esperados com a implementação do projeto (produto, efeitos e impactos)
– Monitoramento e avaliação das ações (indicadores de desempenho)
– Capacidade técnica e gerencial
– Fases
– Avaliação
– Projeto Básico e Referência (Dicas)
– ROTEIRO para elaboração de Projetos e Plano de Trabalho

VI – Critérios para Análise e Seleção de Projetos e Plano de Trabalho na Plataforma+Brasil

– Diretrizes
– Aspectos da Plataforma +Brasil
– Proposta Voluntarias
– Proponente Especifico
– Emendas Parlamentares
– Chamamento Público
– Critérios legais
– Critérios de seleção específicos
– Aspectos essenciais da análise
– Transparência
– Responsabilidades
– DICAS PRÁTICAS e essenciais para análise e seleção


Palestrantes

Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba mais

Trilha