Iniciativa visa oferecer suporte para entes federados com foco no desenvolvimento da educação básica na região
Em um esforço coordenado para elevar o nível da educação básica no Norte do País, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), deu início, na última quarta-feira (27/03), ao projeto FNDE Chegando Junto, na região da Ilha do Marajó, no Estado do Pará. O evento aconteceu no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos – Cedep, localizado em Breves, e contou com a presença de técnicos e gestores da educação. O lançamento do projeto, que se estendeu até quinta-feira (28/03), contou com uma série de atividades, incluindo palestras, reuniões técnicas e visitas in loco.
Esta iniciativa é definida por ações direcionadas de assistência técnica e monitoramento, adaptadas às particularidades da região. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, salientou a essência do projeto. “Estar no Marajó é poder ver de perto a realidade das escolas ribeirinhas. Conhecer os espaços, o transporte e as estruturas das unidades escolares… tudo isso é fundamental para nós que formulamos e implementamos as políticas públicas de educação nesse País.”
O lançamento também contou com a participação virtual da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, que reforçou o compromisso do governo federal com o projeto e destacou a importância de um suporte mais próximo aos entes federados. “Essa ação FNDE Chegando Junto, chegando mais perto, é uma ação que eu considero muito importante. Isso faz parte do comando do ministro Camilo Santana, que é sempre esse: que nós possamos estar cada vez mais perto e fortalecendo esse espaço de cooperação federativa”, afirmou Izolda.
Atividades de campo – A comitiva da autarquia, composta por sete técnicas e a presidente do Fundo, realizou visitas técnicas às escolas dos municípios de Bagre, Breves e Portel e recebeu uma calorosa acolhida da comunidade. O contato direto permitiu um entendimento profundo das necessidades locais, além de fortalecer o vínculo com a comunidade.
A equipe visitou tanto escolas carentes de recursos quanto aquelas beneficiadas por investimentos federais. Essas escolas, integrantes do Pacto Nacional pela Retomada de Obras, representam o foco e a diversidade dos esforços de melhoria educacional na região.
Apoio e parcerias – O sucesso do FNDE Chegando Junto no Marajó foi possível graças ao apoio significativo de parceiros locais e regionais. Destes, estiveram presentes os principais parceiros na articulação, planejamento e execução da primeira etapa do projeto: o prefeito de Breves, José Xarão, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, conselheiro Cézar Colares, a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, representando o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), e o secretário de educação e ex-ministro da Educação, Rossieli Soares, representando o governo do Estado do Pará. Além disso, mais de 12 prefeitos e secretários de educação dos 18 municípios que compõem a região do Marajó participaram do evento.
Legado para o futuro da Educação – O programa FNDE Chegando Junto tem como meta aumentar a adesão dos municípios às transferências legais e discricionárias do governo federal, por meio do FNDE. O intuito é elevar os padrões de educação básica, oferecendo aos estudantes melhores oportunidades de aprendizagem. A escolha da região do Marajó, no Pará, e do Estado do Amapá para o início do programa reflete um esforço do governo federal para ofertar atenção especial a essas áreas, marcadas pela baixa adesão aos programas educacionais do FNDE.
O acompanhamento próximo, combinado a ações de assistência técnica e monitoramento, visa mudar essa realidade, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade educacional. Com um enfoque detalhado nas necessidades específicas dessas regiões, o FNDE Chegando Junto aspira não só a ampliar o acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal, mas também a fomentar uma transformação positiva na infraestrutura e nas práticas pedagógicas das escolas envolvidas. Desta forma, o programa busca assegurar que cada aluno tenha a oportunidade de aprender em um ambiente que é tanto acolhedor quanto propício ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.
Ao final dessa jornada, espera-se que o FNDE Chegando Junto deixe um legado de escolas fortalecidas, comunidades engajadas e, acima de tudo, estudantes inspirados e preparados para enfrentar os desafios do futuro. Com o comprometimento dos parceiros locais e o apoio contínuo do FNDE, os municípios do Marajó e do Amapá têm a possibilidade de experimentar um avanço sem precedentes na qualidade da educação básica, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
Fonte: Agência Gov