Servidores do MPO representaram o Brasil na 201° Reunião do Diretório Executivo do banco de desenvolvimento; programa envolve pavimentação e requalificação de ruas, melhoria da iluminação pública, construção de unidades habitacionais e obras.
O subsecretário de Organismos Internacionais e Desenvolvimento, João Rossi, e o coordenador-geral de Instituições Financeiras Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Fabio Bueno, representaram o Brasil na 201° Reunião do Diretório Executivo do FONPLATA – Banco de Desenvolvimento, realizada virtualmente nesta terça-feira (15/7).
Além da discussão e aprovação de temas estratégicos, como parâmetros para uma nova rodada de capitalização e ingresso de novos países membros, foi aprovado financiamento de US$ 40 milhões para o Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Socioambiental de Arapiraca (“Arapiraca para todos”), voltado ao desenvolvimento urbano sustentável da cidade de Arapiraca/AL, envolvendo pavimentação e requalificação de ruas, melhoria da iluminação pública, construção de unidades habitacionais e as obras do novo Mercado Público, da Central de Abastecimento (CEASA) e da Usina de Reciclagem, entre outras intervenções.
“O Fonplata vem se especializando no Brasil em operações de desenvolvimento urbano sustentável, propondo intervenções simultâneas nas áreas de mobilidade, saneamento, habitação e meio ambiente. A parceria que aprovamos hoje entre Arapiraca e Fonplata trará grande melhora na qualidade de vida da população local e é um modelo a ser replicado por todo o Brasil” disse o Subsecretário João Rossi.
O Brasil é um dos países fundadores do Fonplata, que é conhecido como o Banco da Integração Regional. Os outros membros fundadores são Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.