Anúncio é uma das ações do Hub de Descarbonização Industrial no Brasil, criado por acordo de cooperação assinado durante a COP 28 pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin
Em reunião na tarde desta terça-feira (26/), Reino Unido e Brasil apresentaram o plano de trabalho para o Hub de Descarbonização da Indústria no Brasil (HDIB), que prevê, entre outras ações, o investimento de 1 milhão de libras esterlinas para implementação de projetos de descarbonização da indústria. O objetivo é contribuir para que o Brasil cumpra as metas de redução das emissões de carbono em 50% até a COP30.
O acordo de cooperação entre os dois países foi assinado no final do ano passado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pela ministra de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Claire Coutinho.
O Hub de Descarbonização é uma plataforma de mobilização de parcerias para a descarbonização do setor industrial e facilitará o envolvimento entre atores nacionais e internacionais – parceiros bilaterais, fundos multilaterais, programas de assistência técnica, coalizões e iniciativas do setor privado e o governo do Brasil para mobilizar apoio à mitigação, transição e descarbonização de setores industriais.
O plano de trabalho do Hub também prevê o apoio na elaboração da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI) para implementar a missão 5 do Nova Indústria Brasil (NIB); apoio à implementação dos planos setoriais de descarbonização para as indústrias de cimento e siderurgia e apoio à pesquisa e inovação, como o Plano de Incubação para Descarbonização da Indústria.
Na reunião de apresentação do plano, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, apresentou a Matt Toombs, diretor de Segurança Energética e Descarbonização (DESNZ) do Reino Unido, os avanços e desafios brasileiros para o setor, como o Programa Mover, cuja regulamentação foi assinada nesta terça-feira por Alckmin, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa visa a descarbonização da frota automotiva brasileira.
“Também estamos avançando bastante na pauta regulatória, com o mercado de carbono, a regulamentação das eólicas offshore, o projeto que regulamenta o hidrogênio, o programa de aceleração da transição e o Combustível do Futuro”, enumerou o secretário. “Queremos contar com a expertise do Reino Unido. Analisando os erros e acertos já cometidos por eles, poderemos diminuir as falhas e acelerar a descarbonização nacional”, avaliou.
Fonte: Agência Gov