Representantes do Terceiro Setor se reúnem na capital federal em busca de fortalecimento institucional entre estado e sociedade civil
A 4ª Caravana do Terceiro Setor de 2025, que aconteceu hoje (18//6), em Brasília, reuniu lideranças comunitárias, representantes de organizações da sociedade civil, além de agentes públicos, com foco no fortalecimento institucional e boas práticas nas parcerias entre a administração pública e a sociedade civil. A agenda faz parte da jornada da Plataforma MROSC – Encontro Centro-Oeste, que busca fortalecer as parcerias com o poder público e construir uma agenda política estratégica para o setor.
Promovida pela Federação das Organizações da Sociedade Civil do DF (FAOSC) e pela Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), a etapa Brasília encerra o processo de escuta ativa das OSCs na região.
Representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o diretor Hugo Marques, da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (Dtpar/Seges), ressaltou a importância de se ter os representantes da sociedade civil debatendo junto com o Estado as implementações de políticas públicas.
“Debater com os representantes da sociedade civil é uma estratégia importante para o Estado, pois, de forma individualizada, não conseguimos atender a todas as organizações da sociedade civil. Se a gente estrutura um diálogo, de forma regionalizada, por meio de um coordenador, conseguimos escutar as demandas e agir em busca de melhoria”, explicou o diretor.
De acordo com a secretária-executiva adjunta da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Kathyana Buonafina, é importante que exista uma rede ade apoio às organizações da sociedade civil, de forma que haja um fortalecimento entre parceiros. “A gente precisa dialogar para construir algo em conjunto de assistência técnica para os parceiros, estados, municípios, consórcios, associações municipalistas e organizações da sociedade civil, pois, assim, conseguimos avançar“.
Sobre a Caravana
Com foco nos representantes de organizações da sociedade civil, gestores públicos, conselheiros de políticas públicas e profissionais envolvidos em parcerias com a administração pública, a Caravana do Terceiro Setor tem como objetivo oferecer espaço para diálogo entre as organizações da sociedade civil e o governo. O movimento de escuta ativa já passou por Cuiabá, Goiânia e Campo Grande.
Nesta edição, temas como fortalecimento institucional; boas práticas em parcerias; administração pública; sociedade civil e desenvolvimento regional no Centro-Oeste foram debatidos pelos presentes. Além de capacitar representantes das organizações da sociedade civil, o evento busca fortalecer a atuação na entrega de políticas públicas.
Fonte: Transferegov.br