
Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 30 de setembro, a Portaria MGI nº 8.314, assinada pela ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), que autoriza a nomeação de 141 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para ocuparem cargos no quadro do ministério. Elas estão autorizadas a serem nomeadas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), cargo de nível superior. As servidoras e os servidores atuarão em posições de liderança e gestão em diferentes órgãos do executivo federal, desempenhando papel na elaboração de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e institucional do país.
As nomeações se referem aos editais nº 1 ao 7, que nortearam a primeira edição do CPNU. O Concurso Nacional se consolidou como um dos maiores certames da história do serviço público federal, um modelo inovador de seleção, mais democrático, inclusivo e eficiente, que reúne em um só processo vagas para diferentes órgãos e carreiras. Com a publicação da portaria de autorização, os próximos passos são a nomeação e a posse.
OUTRAS PORTARIAS – Na última sexta-feira (26/9), foram publicadas a Portaria MGI nº 8.187 e a Portaria MGI nº 8.192, que autorizam a nomeação de 246 pessoas aprovadas nos concursos para os quadros da Agência Nacional de Mineração e da Agência Espacial Brasileira. Para a Agência Nacional de Mineração, 177 candidatos foram aprovados para o cargo de Especialista em Recursos Minerais, enquanto outros 39 serão nomeados para o cargo de Analista Administrativo, totalizando 216 nomeações. Já para a Agência Espacial Brasileira, 15 aprovados serão nomeados para Analista em Ciência e Tecnologia e outros 15 para Tecnologista.
CPNU 2 – No próximo domingo, 5 de outubro, o Brasil viverá mais um marco em sua história de concursos públicos, com a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que deve reunir mais de 760 mil inscritos em todas as regiões para a realização das provas objetivas.
228 CIDADES – A mobilização envolve 1.294 locais de aplicação de provas em 228 cidades, abrangendo as 27 Unidades da Federação. A logística foi cuidadosamente planejada pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela execução do certame. O objetivo é assegurar acessibilidade, segurança e tranquilidade, reduzir deslocamentos e garantir o alcance inclusivo da seleção.
» Confira a quantidade completa de locais de prova por cidade de aplicação
PERFIL – Com mais de 760 mil inscrições confirmadas, o CPNU 2 contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal. As provas serão em 228 cidades, alcançando pessoas inscritas em 4.951 municípios de todas as regiões. As regiões Sudeste (247.838 inscritos) e Nordeste (229.436) concentram o maior contingente de participantes, seguidas pelo Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). Os estados com maior número de inscrições são o Rio de Janeiro (mais de 108 mil), o Distrito Federal (mais de 102 mil), São Paulo (77 mil), Bahia (65 mil) e Minas Gerais (51 mil). Esse panorama reflete a diversidade regional e o alcance do modelo unificado, que busca democratizar o acesso ao serviço público e valorizar a pluralidade do país.
CONSULTA – Todos os inscritos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas. O documento traz endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
LOGÍSTICA – O MGI e a FGV recomendam que candidatos e candidatas consultem o cartão com antecedência, organizem-se para chegar cedo no dia da prova e levem documento de identificação com foto, caneta de tinta preta ou azul em material transparente, além do cartão impresso (opcional), de modo a evitar imprevistos. A realização do CPNU 2 contará com profissionais responsáveis por medidas rigorosas de segurança, incluindo aplicadores, fiscais e equipes de apoio.
Cronograma oficial
» Prova objetiva: 5/10/2025
» Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
» Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
» Prova discursiva: 7/12/2025
» Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
» Resultado final previsto: 30/01/2026
Fonte: Secretaria de Comunicação Social