Em um encontro virtual, realizado no último dia 24 de novembro, representantes da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentaram aos parceiros chilenos como funcionam as compras públicas no Brasil. O objetivo foi compartilhar práticas, esclarecer regras, mostrar sistemas e fortalecer a cooperação prevista no acordo firmado entre os dois países. A programação incluiu também apresentações sobre oportunidades no mercado público chileno.
O acordo firmado entre Brasil e Chile permite que fornecedores de um país participem de licitações no outro. Essa oportunidade amplia a variedade de produtos e serviços disponíveis e aumenta a competitividade, o que pode resultar em melhores preços e qualidade de bens e serviços adquiridos pelo governo. A parceria contribui também para aproximar os mercados, gerar oportunidades de negócios e fortalecer relações bilaterais.
A fala inicial de Regina Lemos, secretária adjunta da Seges, destacou a importância do acordo firmado entre os dois países em 2018. Ela apontou ainda que “O manual sobre o acordo dedica um capítulo inteiro às compras públicas”, tema central do webinar. Regina reforçou ainda que a experiência chilena aprofunda a colaboração: “aprender com os acertos e desafios do Chile é essencial para fortalecer essa parceria”, afirmou.
Everton Santos, diretor de Normas e Sistemas de Logística (Delog/Seges), destacou a importância do webinar para “orientar o empresariado chileno sobre como participar das compras pública no Brasil e assim concretizar todas as possibilidades trazidas pelo acordo, além das que surgirão futuramente”. Entre os palestrantes, também estiveram Ricardo Mayer, diretor-geral de Assuntos Econômicos Bilaterais do Chile, e Antonio Ceballos, assessor e negociador da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile (Subrei).
Ainda representando a Delog, Adriano Carrijo, coordenador geral de normas, falou sobre as leis que regem o setor de compras públicas. Ele também apresentou o credenciamento do fornecedor no sistema para participar das licitações. Regina Zanella, coordenadora geral dos sistemas de compras e passagens, mostrou o passo a passo do planejamento de uma contratação e da seleção do fornecedor.
Também houve o momento da gestão de contratos e de mostrar aos parceiros o que acontece após a contratação, conduzido por Anne Knoll, coordenadora-geral dos sistemas de contratos e patrimônio. Para finalizar, o coordenador-geral de gestão estratégica do MGI, Marcelo Pontes, apresentou o Portal Nacional de Compras Públicas.
O evento foi transmitido pelo canal oficial da SUBREI no YouTube.
Fonte: Portal de Compras do Governo Federal





