Orzil News
Brasília, July 5, 2025 2:17 PM

Curso exclusivo: Pregão Eletrônico com Inteligência Artificial_IA

  • #tcu
  • #grupo_orzil
  • #nova_lei_de_licitacoes
  • #inteligencia_artificial
  • #comprasnet
  • #tribunal_de_contas_da_uniao
  • #lei_14133_2021
  • #servidores_publicos
  • #pregao_eletronico
  • #orzil_2025
  • #curso_em_brasilia
  • #planejamento_de_contratacoes
  • #curso_pratico
  • #compras_gov
  • #gestor_publico
  • #ia_nas_licitacoes
  • #operacionalizacao_comprasgov
  • #sistema_comprasgov
  • #pregoeiro
  • #acordaos_tcu
  • #capacitacao_licitacoes
  • #compras_publicas_digitais
  • #portal_compras_gov
  • #auditoria_licitacoes
  • #curso_com_ia
  • #eficiencia_nas_compras_publicas
  • #fiscalizacao_licitacoes
  • #formacao_de_pregoeiros
  • #in_73_2022
  • #instrucao_normativa_seges
  • #nova_legislacao_licitatoria
  • #nova_plataforma_de_compras
  • #treinamento_operacional
  • #uso_da_ia_no_setor_publico
Publicado em: 03/07/2025 17:07
  •  11 e 12 de agosto de 2025 (08h às 17h)
  • 30 setembro e 1 de outubro de 2025 (08h às 17h)
  •  Brasília – DF
  •  Carga horária: 16h

INFORMAÇÕES+


Apresentação
*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2021. +Recente Atualização 2025. Inteligência Artificial (IA) 

O Ministério da Economia lançou, no final de 2021, o novo portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br) e ,com o objetivo de facilitar o acesso às informações e melhorar a experiência de navegação, o novo layout do portal foi dividido de acordo com os públicos-alvo: Fornecedor, Agente Público e Cidadão.

Mais de 3,1 mil municípios brasileiros já utilizam o Compras.gov.br. A adesão foi impulsionada a partir de 2019, com a recomendação para uso do pregão eletrônico na utilização dos recursos de Transferências da União, medida estabelecida pelo Decreto nº 10.024/2019. Desde então, cerca de dois mil municípios aderiram ao Sistema, segundo dados do Painel de Municípios divulgados pelo Ministério da Economia.

O Compras.gov.br é o primeiro sistema apto a fazer um processo de compra pela nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC, por meio da dispensa eletrônica. Até o momento, já foram realizados mais de 93 mil downloads do aplicativo pelos fornecedores.

Na regulamentação da nova lei de licitações, o governo federal tem imposto a estados e municípios que, quando receberem recursos do governo federal por meio de convênios e contratos de repasse, utilizem os normativos federais sentido, conforme disposto no art. 2º, § 1º, da Instrução Normativa Seges 65/2021.

Em 03 de outubro de 2022, foi publicada a Instrução Normativa SEGES/ME nº 73, de 30 de setembro de 2022, que regulamenta o critério de julgamento por menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica, para a contratação de bens, serviços e obras. A norma regulamenta o art. 33 da Lei nº 14.133/2021 e entra em vigor no dia 1º de novembro.

A norma é a primeira que disciplina procedimentos por critérios de julgamentos nas licitações de acordo com a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) e estabelece diretrizes para a efetivação dos ritos de forma eletrônica, alcançando as modalidades pregão, concorrência e a fase competitiva do diálogo competitivo.

Será adotado o critério de julgamento de menor preço ou maior desconto quando o estudo técnico preliminar (ETP) demonstrar que a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas que excederem os requisitos mínimos das especificações não forem relevantes aos fins pretendidos pela Administração.

Os órgãos e entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, quando executarem recursos da União decorrentes de transferências voluntárias, deverão também observar as regras e os procedimentos da Instrução Normativa SEGES/ME nº 73.

Sendo assim, torna-se indispensável capacitar futuros pregoeiros bem como gestores e servidores que atuam na área para que possam conduzir e acompanhar o processo de pregão eletrônico de forma segura e eficiente, permitindo a eles cumprir com a determinação regulamentar e, assim, não comprometer a prestação de contas relativas às transferências voluntárias de recursos da União.

Importortande destacar que em 2025 o Compras.gov.br, plataforma de compras do governo federal, foi premiado como o “Melhor Sistema de Pregão Eletrônico em 2024” durante a cerimônia do Prêmio 19 de Março, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Além disso, destacou-se nas categorias “Portal com Maior Número de Licitações realizadas pela Lei 14.133 em 2024” e “Maior Número de Pregões Realizados e Concluídos em 2024”.

Em 2024, a plataforma realizou mais de 98.000 pregões e movimentou mais de R$ 320 bilhões em contratações homologadas, consolidando-se como a maior ferramenta de compras públicas no Brasil.

NOVIDADE 2025!

Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de revolucionar a maneira como fazemos contratações públicas. São inúmeras as possibilidades de utilização dessa tecnologia, que podem contribuir para a eficiência, transparência e eficácia dos processos licitatórios.

A IA pode ser utilizada para automatizar tarefas, gerar análises complexas e apoiar a tomada de decisão. No contexto deste curso, a aplicação prática de ferramentas será demonstrada para a operacionalização de tarefas essenciais no planejamento da contratação.

Nesse curso exclusivo e prático da Orzil trataremos do pregão eletrônico no Sistema Compragov além da utilização da Inteligência Artificial (IA) .

A propósito, em consonância com diversos acórdãos do Tribunal de Contas da União – TCU, a nova lei trata da necessidade de capacitação e atualização dos agentes envolvidos com sua aplicação.

A capacitação é indispensável para que o gestor possa agir com segurança!

Aprenda de forma operacional! Venha para a Orzil!

Conheça o Grupo Orzil (New vídeo)

Orzil, 18 anos de história e transformação (New vídeo)


Objetivos

– Disponibilizar aos participantes conhecimento sobre as principais regras da nova Lei de Licitações (14.133/2021e da IN nº 73, de 30 de setembro de 2022 com objetivo de capacitar gestores, pregoeiros, equipes de apoio e todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, por meio de casos concretos no entendimento do Tribunal de Contas da União – TCU e por meio da demonstração prática operacional do Novo Portal Compras.gov.br, anteriormente conhecido como Comprasnet.

– Capacitar profissionais para atuar como pregoeiro assegurando a boa e regular aplicação de recursos públicos, mediante o correto entendimento das súmulas, decisões e acórdãos do TCU e da responsabilidade do gestor perante o Tribunal.

– Entender e utilizar ferramentas de Inteligência Artificial – IA para auxiliar nas tarefas do dia ana operacionalização do Comprasgov. NOVIDADE 2025! 

De modo mais amplo, capacitar profissionais para a boa e regular aplicação de recursos públicos, mediante o correto entendimento das súmulas, decisões e acórdãos do TCU, assegurando maior eficiência e eficácia à Administração Pública.

Enfoque em dois prismas: na perspectiva de quem fiscaliza (Auditor); e na de quem opera o Portal de Compras (Gestor técnico).

Cursos Realizados (Fotos)+


Metodologia

A metodologia do curso é interativa e estimula a reflexão; alterna exposição dialogada, troca de experiências, exemplos e exercícios práticos voltados a operacionalização no Sistema Gov.br. É dada ênfase à realidade das novas regras e à busca de solução para problemas existentes no processo de Pregão Eletrônico.

O curso terá abordagem prática, complementada com exemplos práticos voltadas para Inteligência Artificial – IA. Desta forma, disponibilizamos notebooks aos alunos com apostila digital, em PDF, visando a facilitação do aprendizado.

O treinamento terá duas visões: o primeiro dia a do Auditor federal de Controle Externo do TCU / Ministério Público da União – MPU e no segundo dia a do gestor técnico do Ministério da Economia que irá demonstrar a operacionalização prática no Portal de Compras.


Público-alvo

– Servidores e colaboradores que atuam ou pretende utilizar o Sistema Comprasgov
– Gestores e fiscais de contratos
– Servidores de setores de compras
– Profissionais e especialistas que atuam direta ou indiretamente com as licitações e contratações administrativas
– Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio
– Gestores e servidores públicos
– Auditores e controladores internos e externos
– Procuradores, advogados, administradores, ordenadores de despesa, prefeitos, vereadores e consultores
– Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeiras e jurídicas
– Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.


Programação

PARTE I – Aspectos legais do Pregão Eletrônico na nova Lei de Licitações na Visão do TCU

1. Conceitos da nova Lei Relacionados ao Pregão

– Bens e serviços comuns
– Bens e serviços especiais
– Serviços comuns de engenharia
– Serviços especiais de engenharia
– Pregão
– Concorrência

1.2. A nova Instrução Normativa SEGES/ME nº 73, de 30 de setembro de 2022
– Procedimento
– Condução do Processo
– Fase Preparatória
– Divulgação do Edital
– Propostas e Lançes
– Sessão Pública
– Julgamento
– Habilitação
– Intenção de Recorrer e Fase Recursal
– Documentos de Habilitação
– Homologação
– Convocação para Contratação
– Sanção
– Revogação e Anulação.

2. Há um novo Pregão na Lei 14.133/2021?
– Inversão das fases
– Etapa de lances
– Fase recursal única
– Semelhanças e diferenças em relação a concorrência
– É possível usar o pregão presencial?

3. Quando Usar o Pregão? Quando Usar a Concorrência?

– O uso do pregão para contratação de bens e serviços comuns
– O uso do pregão para contratação de serviços comuns de engenharia

4. Quais os Agentes Públicos Envolvidos com essa Modalidade?
– O papel da autoridade superior
– O agente de contratação e o pregão
– A figura do pregoeiro
– O papel da equipe de apoio
– Os requisitos legais para ser pregoeiro e membro da equipe de apoio
– A divisão de responsabilidades
– O princípio da segregação de funções
– O apoio dos órgãos jurídicos e de controle

5. A Participação de ME e EPP
– As preferências das microempresas e das empresas de pequeno porte na nova lei
– Panorâmica dos benefícios previstos na Lei Complementar 123

PARTE II – Inteligência Artificial e o Sistema COMPRASGOV no Contexto das Contratações Públicas.

– Visão geral da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações potenciais no setor público. NOVIDADE 2025! 

– Como usar a IA para auxiliar as compras públicar? NOVIDADE 2025! 

– Criação de documentos, justificativas, elaboração, análise de riscos, seleção do fornecedor e fase fase de compras. NOVIDADE 2025! 

– Exemplos de prompts para auxiliar o Pregão Eletrînico. NOVIDADE 2025! 

PARTE III –  Demonstração Operacional no Sistema Compras.Gov – COMPRASNET 

6. Fase Preparatória  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  Adesão ao sistema comprasnet e concessão dos respectivos perfis de atuação.
–  Providências prévias para a condução do pregão
–  Definições relevantes: indicação de marca, parcelamento, exigência de amostras e carta de solidariedade, subcontratação
–  Elaboração do Orçamento: pesquisa de mercado e divulgação
–  Catálogos de produtos e serviços
–  Termo de Referência
–  Estudos Técnicos Preliminares
–  Cautelas na definição do objeto
–  Autorização para abertura da licitação
–  Designação do pregoeiro e dos membros da equipe de apoio
–  Edital do Pregão e seus anexos

7. Divulgação do Edital de Licitação  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  Regras previstas na nova lei para divulgação do aviso
–  O Portal Nacional de Compras Públicas
–  Prazos mínimos para divulgação
–   Impugnações e pedidos de esclarecimento

8. Apresentação de Propostas e Lances  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  Envio da proposta e dos documentos de habilitação
–   Exame preliminar das propostas
–   Etapa de lances
–  Modos de Disputa

9. Julgamento das Propostas  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  Seleção das propostas
–  Critérios de julgamento
–  Diligências
–  As correções possíveis e desclassificação
–  Inexequibilidade
–  Exigência de amostras, vistorias e provas conceito
–  Desempate
–  Negociação

10. Regras da Habilitação  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  Forma de apresentação dos documentos de habilitação
–  Requisitos legais
–  É possível dispensar parte dos documentos de habilitação?
–  Registro cadastral
–  Saneamento de falhas

11. Adjudicação e Homologação  (Operacionalização no Sistema Compras.Gov) 

–  O encerramento da licitação
–  A Fase Recursal no Comprasnet
–  Os prazos recursais
–  Requisitos: tempestividade e motivação
–  Intenção de recurso
–  A atuação do pregoeiro na análise dos recursos
–  Análise de mérito

12. Como a Inteligência Artificial pode colaborar na preparação, condução e homologação do Pregão (sem uso de API restritiva)

12.1. Redação e Revisão de Documentos

Ferramenta: IA generativa (como ChatGPT local ou privado)
Como usar:

  • Gerar minutas de Termo de Referência (TR)EditalEstudo Técnico Preliminar (ETP) e Despachos.
  • Padronizar justificativas de atos administrativos.
  • Revisar e ajustar a linguagem conforme a Lei nº 14.133/2021.
  • Analisar os documentos criados na fase interna com base na base de conhecimento do robô treinado para esse fim.

12.2. Elaboração de Respostas para Recursos e Impugnações

Ferramenta: Robô treinado com jurisprudência pública ou alimentado com exemplos internos e regulamentos.

Como usar:

  • O pregoeiro insere a manifestação do licitante e o robô sugere uma resposta fundamentada, com base na Lei nº 14.133/2021, Decretos, Instruções Normativas e jurisprudência do TCU ou AGU (inserida previamente pelo órgão).

12.3. Checklist Inteligente de Documentos e Procedimentos

Ferramenta: Planilha com IA (Google Sheets ou Excel) ou formulários inteligentes (Google Forms / Microsoft Forms).

Como usar:

  • Criar um checklist com lógica condicional que oriente o usuário conforme a fase do pregão.
  • A IA pode indicar pendências, documentos faltantes e sugerir próximos passos.
  • Permite garantir conformidade com o fluxo estabelecido no Portal de Compras do Governo Federal 

12.4. Criação de Modelos de Comunicação Oficial

Ferramenta: IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot, Perplexity e outras)

Como usar:

  • Gerar minutas de comunicação formal, como:
  • Notificação ao fornecedor
  • Respostas a esclarecimentos
  • Justificativas para desclassificação
  • Comunicados entre setores da equipe do pregão

12.5. Observações Importantes

  • Tudo isso pode ser feito em ambiente fechado, offline ou em sistemas internos da Administração.
  • Nenhuma das etapas depende de API externa ou conexão com bancos de dados protegidos, como TCU, AGU, PNCP, Painel de Preços, etc.
  • Pode-se utilizar ferramentas como ChatGPTBardNotion AICopilot, desde que adequadamente configuradas com foco em suporte ao pregoeiro.
  • IA não substitui o pregoeiro, mas atua como assessor técnico-jurídico inteligente, com as seguintes funções:

– Auxilia na padronização dos documentos
– Analisa dados inseridos manualmente
– Gera relatórios, alertas e respostas automatizadas
– Reduz riscos de erros e aumenta a eficiência da equipe

12.6. Recomendações Finais

  • O uso da IA no pregão será eficaz se os robôs e prompts forem treinados especificamente para apoiar o pregoeiro, conforme a legislação aplicável.
  • Ter uma base sólida de dados jurídicos e administrativos, como leis, decretos, instruções normativas, cadernos de orientação, manuais e cartilhas do próprio órgão, é essencial para o sucesso do robô de apoio.

Com uma IA bem configurada, o pregoeiro poderá:

  • Analisar ETPs, TRs, Editais, Minutas de Contratos ou ARPs;
  • Avaliar mapas de riscos, pesquisas de preços e critérios de julgamento;
  • Responder a questionamentos, impugnações e recursos com segurança;
  • Obter respostas imediatas a consultas operacionais e jurídicas durante todo o processo licitatório.

Palestrantes
Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba mais

Dos Termos de Contratação

1 – A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço. Gentileza entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

2 – O cancelamento só será aceito com antecedência de 3 (três) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

3 – A Orzil reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior. Dessa forma, somente efetivar a compra de passagens aéreas após a confirmação do curso.

4 – A contratante deverá efetuar o pagamento, até 30 (trinta) dias corridos, após a emissão da nota fiscal eletrônica.

5 – O Certificado de conclusão do treinamento será em formato digital criptografado para alunos dos cursos “Online Ao Vivo” e formato impresso para alunos presenciais.

6 – Os benefícios do Cartão fidelidade, atual “Jornada do Conhecimento”, será exclusivamente para alunos matriculados nos cursos presenciais. O cartão é nominal (pessoa física); intransferível e sua pontuação será válida dentro do prazo de 2 (dois) anos para matrículas sem desconto.

7 – O aproveitamento mínimo para aprovação e entrega do certificado é de 70% e de acordo com a participação nas aulas.

8 – O pagamento deverá ser realizado por meio do Banco do Brasil – BB.

9 – Validade da Proposta: 60 dias.


Formas de Pagamento

– Nota de Empenho (NE), Contrato, Ordem ou Autorização de Fornecimento. O documento deve ser assinado ou com autenticação eletrônica digital com objetivo de validar e comprovar o compromisso firme; e posterior pagamento do treinamento (prazo de até 30 dias).

– Boleto Bancário com pagamento antecipado à realização do curso.

– Depósito Bancário; PIX; ou Cartão de Crédito (este em até 6x sem juros).

Todas as informações necessárias para emissão de empenho, pagamento e comprovação legal estão disponíveis no link abaixo:


Jornada do Conhecimento

Nova Lei de Licitações.png

CURSOS ESPECIAIS 2025 – Nova Lei de Licitações e Contratos
01 – Entendendo a Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14133/21, 16 horas (2 dias) Link+
02 – O Agente de Contratação na NLLC, 16 horas (2 dias) Link+
03 – Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, 16 horas (2 dias) Link+
04 – Planejamento das Contratações e Formação de Preços, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
05 – Planilha de Custos e Formação de Preços de acordo com a IN 05/2017, 16 horas (2 dias) Link+
06 – Elaboração do ETP, do Termo de Referência e do Projeto Básico, 16 horas (2 dias) Link+
07 – PCA/PGC: Plano de Contratações Anual e o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações Novidade 2025!
08 – Procedimentos Auxiliares com ênfase no SRP e no Credenciamento, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
09 – Pregão e Concorrência Eletrônicos e as Novidades da IN nº 73/2022, 16 horas (2 dias)
10 – Licitações e Convênios Públicos (O Elo das Trilhas), 16 horas (2 dias) Link+
11 – 100 perguntas para Aplicação segura da Lei 14.133/2021, 16 horas (2 dias) Novidade 2025!
12 – Contratação Direta sem Licitação na Visão do TCU (Dispensa e Inexigibilidade), 16 horas (2 dias) Link+
13 – Contratações das Empresas Estatais com foco na Lei 14.133/21, 16 horas (2 dias) Link+
14 – Contratos Administrativos na Visão do TCU, 16 horas (2 dias) Link+
15 – Contratos Administrativos na Visão Jurídica, 16 horas (2 dias)
16 – Gerenciamento de Obras Públicas no contexto da NLLC, 16 horas (2 dias) Link+
17 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos, 16 horas (2 dias) Link+
18 – Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos, 16 horas (2 dias) Link+
19 – Responsabilização de Agentes Públicos na NLLC Link+ Novidade 2025!
20 – Instrumentos de Manutenção do Equilíbrio Econômico dos Contratos Administrativos Link+ Novidade 2025!
21 – Portal de Compras do Governo Federal – Curso Prático! Novidade 2025!

Cursos práticos com aplicação da Inteligência Artificial – IA:
22 – Planejamento da Contratação com enfoque na Inteligência Artificial – IA (Visão do TCU) Link+ Novidade 2025! 
23 – Fiscalização de Contratos Administrativos com a Inteligência Artificial – IA , 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025! 
24 – Estudo Técnico Preliminar – ETP, TR e PB com Inteligência Artificial – IA, 24 horas (3 dias) Link+ Novidade 2025! 
25 – Inteligência Artificial Generativa nas Contratações Públicas (IAGen) Link+  Novidade 2025! 
26 – Pregão Eletrônico no ComprasGov e a Inteligência Artificial – IA, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025! 
27 – Sistema de Registro de Preços (SRP) no ComprasGov e Inteligência Artificial – IA, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025! 


Recompensas
A Orzil está constantemente em processo de inovação, o que reflete na forma como valorizamos a dedicação dos nossos alunos. Durante um longo período, utilizamos o cartão fidelidade para beneficiar aqueles que participaram de cursos em nossas instalações.

No entanto, observamos que as trilhas proporcionam uma jornada de aprendizado e podem render níveis de recompensas.

A partir dessa jornada, apresentamos os níveis e benefícios aos participantes que realizarem essa trajetória.

Conquistas do Conhecimento

Classificação Bronze
Ao completar 5 cursos ao longo da trilha, os alunos receberão o nível bronze, desbloqueando benefícios exclusivos e o reconhecimento por sua dedicação.

Classificação Prata
Após o nível Bronze, àqueles que concluírem 10 capacitações receberão o título Prata, desfrutando de recompensas ainda mais valiosas.

Classificação Ouro
O ápice da Trilha do Conhecimento é o nível Ouro, exclusivo aos alunos que finalizarem toda trajetória do conhecimento. Benefícios especiais esperam por aqueles que completarem a trilha.

Regulamento completo+ 

 

Selos