Orzil News
Brasília, October 18, 2025 3:18 PM

Curso internacional reforça integração institucional e destaca uso do Transferegov.br na área de Segurança Pública

  • #transparencia
  • #ministerio_da_gestao_e_da_inovacao_em_servicos_publicos
  • #seguranca_publica
  • #cooperacao_internacional
  • #controle_social
  • #gestao_orcamentaria
  • #integracao_institucional
  • #transferegov_br
  • #curso_internacional
  • #plataforma_governamental
  • #relacoes_institucionais
Publicado em: 22/09/2025 09:09

Evento reúne representantes de mais de nove países para fortalecer a cooperação entre instituições do setor e ampliar o uso de tecnologias na gestão de recursos públicos

20250916_141539.jpg

Representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, falou sobre orçamento público e a plataforma Transferegov.br

Representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, falou sobre orçamento público e a plataforma Transferegov.br

Com foco na segurança Pública, acontece, de 15 a 26/9, o 1º Curso Internacional de Relações Institucionais para a Segurança Pública. O evento, promovido pela Frente Parlamentar de Segurança Pública, tem como objetivo fortalecer a cooperação nacional e internacional entre instituições de Segurança Pública. 

De forma presencial, mais de nove países se reuniram, por meio de seus representantes, para uma jornada de capacitações que busca a transformação, integração e valorização institucional da segurança pública. Com temas que vão desde a gestão orçamentária e articulação política até cooperação internacional e responsabilidade social, o evento tem como responsabilidade a transformação, por meio da formação dos agentes públicos. 

Na tarde desta terça-feira, 16/9, o diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), palestrou sobre orçamento público e a plataforma Transferegov.br. Na ocasião, Hugo relembrou a evolução do sistema e a relevância da transparência de dados para a sociedade. 

“O Transferegov.br, além de permitir rastreabilidade e transparência de recursos públicos, é uma ferramenta de controle social. Por meio da plataforma, o gestor pode acompanhar o processo de liberação de recursos públicos, quais programas estão abertos, prazos para envio de propostas, além de poder consultar um vasto banco de projetos, sem a necessidade de iniciar uma proposição do zero”, explicou. 

Segundo o diretor, atualmente, das 40 modalidades de transferências e parcerias entre a União e os demais entes federativos, 27 já estão sendo operacionalizadas dentro do Transferegov.br. 

“Atualmente, das quarenta modalidades mapeadas, 27 estão dentro do Transfveregov.br. Só no âmbito da segurança pública, três fundos são operacionalizados na plataforma: Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP); Fundo Penitenciário nacional (FPN) e Fundo Nacional Antidrogas (Funad). Assim, desde a destinação do recurso até o pagamento, todos os dados estão disponíveis para consulta. Isso permite que não só o gestor, mas também o cidadão acesse as informações, pois não é necessário login para acesso aos dados”, completou. 

Sobre o curso 

Com encerramento marcado para 26/9, o Curso Internacional de Relações Institucionais foi desenvolvido para potencializar competências estratégicas, promover inovação e fortalecer a segurança pública.  

Com disciplinas que abrangem desde gestão orçamentária e articulação política até cooperação internacional e responsabilidade social, a formação oferece uma experiência que busca debater os atuais desafios do setor.​ 

Fonte: Transferegov.br