Turma do curso Gestão de Parcerias para a Formação de Multiplicadores. Foto: DPSC – SNPS | SGPR
No período de 20 a 24 de outubro foi realizado o curso “Gestão de Parcerias para a Formação de Multiplicadores”, no Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República (Cecad), em Brasília.
A iniciativa é direcionada a pessoas com conhecimento prévio sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e seus instrumentos, mas que apresentam o desejo de aprimorar seus conhecimentos ou tirar dúvidas sobre as etapas do processo de gestão de parcerias. O objetivo é desenvolver nos participantes a capacidade de administrar os termos de fomento e colaboração, de acordo com as normas em vigor e de maneira eficaz.
O curso possui quatro unidades que abordam aspectos introdutórios sobre o MROSC, as relações entre administração pública e as (OSC), e o processo de gestão de parcerias, compreendido do planejamento até à prestação de contas. Ele conta com aulas expositivas e atividades práticas.
A oferta do curso é da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil, vinculada à Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República (DPSC/SNDSAPP/SGPR), e do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco).
“Já na sua primeira manhã, o programa de Formação em Gestão de Parcerias mostrou o quão acertada é sua realização ao envolver agentes públicos e organizações da sociedade civil (OSC), que, juntos, num mesmo espaço de dialógo, têm a possibilidade de realizar trocas de suas vivências sob a coordenação da equipe da DPSC, que detém expertise sobre o MROSC”, destacou a secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Boujikian, que fez a abertura do curso.
O diretor de Parcerias, Igor Ferrer, ressalta que a ação foi pensada para democratizar o acesso às formações sobre MROSC. “Com multiplicadores formados, é possível ampliar a oferta de cursos em todo o território nacional”, afirma o diretor.
Para Kenarik Boujikian, as inquietações e saberes dos participantes mostram como o tema, tão estruturante da democracia brasileira, é rico e fundamental. “Além disso, forma os multiplicadores mirando a necessidade de ampliar e aprofundar o sistema MROSC nos territórios”, conclui a secretária nacional.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República





