Evento promove reflexão sobre formas contemporâneas de participação política nos territórios latino-americanos.
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), sedia, entre os dias 27 e 31 de julho, uma edição da Escolas Participedia, iniciativa internacional voltada à promoção da educação democrática e do debate interdisciplinar. Com o tema Inovações Democráticas na América Latina: Movimentos Sociais, Povos indígenas e Comunidades Tradicionais, o evento visa reunir especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais para refletir sobre formas contemporâneas de participação política e estratégias de fortalecimento democrático nos territórios latino-americanos.
As Escolas Participedia são espaços criados por uma comunidade global que integra educadores, profissionais, acadêmicos, representantes do governo e da sociedade civil. A proposta é destacar e valorizar as experiências e os saberes de movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais na criação de inovações democráticas em resposta às realidades do (neo)colonialismo e do imperialismo.
A programação prevê debates, painéis e trocas entre os participantes, com o objetivo de promover o diálogo entre diferentes campos do conhecimento e da ação política. A iniciativa busca contribuir para a construção de uma rede internacional de aprendizagem democrática, baseada na escuta, no intercâmbio e na ação colaborativa.
Para o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, a realização do evento está alinhada à promoção do diálogo entre diferentes formas de conhecimento: “Receber o projeto Participedia na Casa Rui é reafirmar nosso compromisso com o debate democrático e com a valorização dos saberes que vêm dos territórios, dos movimentos sociais, das pesquisas e das comunidades tradicionais. É uma honra sediar um encontro que amplia vozes e promove a escuta como ferramenta de transformação social, articulando a FCRB a uma rede internacional dedicada à construção de práticas participativas e inovadoras para o fortalecimento da democracia.”
Ao receber o evento, a Fundação reafirma seu compromisso com a reflexão crítica sobre a inclusão e os direitos culturais, fortalecendo seu papel como espaço de diálogo e produção de conhecimento voltado para os desafios contemporâneos da sociedade brasileira e latino-americana.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o programa Escolas Participedia.
Fonte: Ministério da Cultura