A secretária adjunta de Gestão e Inovação, Kathyana Buonafina, falou sobre iniciativas como a plataforma Contrata+Brasil
Na segunda-feira (24/3), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), representado pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), participou da abertura da segunda fase do Pactos pelo Piauí, na capital Teresina. O evento tem foco nas iniciativas e soluções estaduais relacionadas às áreas da educação, meio ambiente, saúde, segurança, trânsito, saneamento, defesa civil, primeira infância, gestão e tecnologia. O diálogo federativo foi apresentado como forma efetiva de melhorar a vida da população.
Representando a ministra Esther Dweck, a secretária-adjunta da Seges, Kathyana Buonafina, elogiou a iniciativa de diálogo entre as esferas de governo e afirmou que isso permite que os gestores estabeleçam boas conexões. “O diálogo federativo é essencial para fortalecer a cooperação entre o governo federal, estados e municípios em benefício da população. E o Piauí tem desempenhado papel fundamental na reconstrução desse diálogo, criando pontes para transformar a vida das pessoas e trazer mais prosperidade para todos”, afirmou Buonafina.
Para o governador do estado, Rafael Fonteles, “a única maneira de a democracia funcionar, efetivamente, para melhorar a vida do povo, é com a união do governo do estado, governo federal e governo municipal, cooperando e atuando na mesma direção” considerou.
Com foco nas políticas públicas, o secretário de Estado do Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, explicou que o Pactos pelo Piauí busca aproximar a gestão estadual e municipal. “A iniciativa do governo do estado é para aproximar a gestão estadual das gestões municipais. E o programa promove, basicamente, o apoio das edições de políticas públicas em sete temas gerais”, explicou Bonfim.
Gestão e Tecnologia
Na manhã desta terça-feira (25/3), a secretária adjunta Kathyana Buonafina esteve no palco principal do evento ao lado dos secretários de Estado do Piauí, Samuel Pontes do Nascimento, da Administração, e Washington Bonfim, do Planejamento. Também estiveram presentes o presidente de tecnologia da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), Ellen Gera; e a superintendente de Monitoramento do Estado do Piauí, Gabriela Celso.
Ellen Gera pontuou que, hoje, o estado do Piauí busca a inovação e tecnologia como soluções para a população. Uma das decisões do governo foi transformar os serviços públicos, que estavam separados em portais, sites e subsistemas. A ideia do governo foi reunir todas as informações e serviços, de forma modernizada, em uma única plataforma.
“Nós tomamos como premissa o GOV.BR, do governo federal, como uma forma de autenticação. Desse modo, ao acessar a plataforma do GOV.PI, o cidadão usa o mesmo acesso para entrar nas plataformas do governo federal”, explicou.
Na mesma linha, Kathyana Buonafina ponderou que, para que o Estado e a sociedade estabeleçam uma relação de confiança, é necessário integrar a base de dados do governo. Isso reduz a burocracia e permite que a população tenha acesso, em um único lugar, às informações necessárias para acessar serviços.
Contrata+ Brasil
Como ferramenta de inovação, a secretária Kathyana apresentou aos participantes do Pactos pelo Piauí o Contrata+Brasil, plataforma recém-lançada pelo governo federal, que conecta microempreendedores individuais às contratações públicas para estimular a geração de empregos e movimentar a economia das cidades brasileiras.
De acordo com Buonafina, essa primeira etapa do Contrata+Brasil busca atender às demandas municipais e estaduais relacionadas a serviços de pequenos reparos. “Muitas vezes, o processo licitatório é moroso. Às vezes, ganha a licitação uma empresa que está distante do município. Por isso, a ideia do Contrata+Brasil é conectar microempreendedores individuais do município às necessidades e oportunidades de contratação que a própria administração pública pode gerar”, explicou. E completou: “A próxima etapa é a agricultura familiar”.
Sobre o Pactos pelo Piauí
A segunda fase do evento Pactos pelo Piauí está sendo realizada no Centro de Convenções de Teresina e reúne gestores municipais, representantes estaduais e federais e organizações da sociedade civil para dar continuidade ao fortalecimento das políticas públicas essenciais ao desenvolvimento integrado e sustentável do Piauí. A primeira fase ocorreu em novembro do ano passado, com a apresentação da proposta aos prefeitos eleitos, e contou com a participação do Ministério da Gestão.
Fonte: Transferegov.br