Orzil News
Brasília, April 13, 2024 5:38 AM

MEC seleciona projetos na área da sustentabilidade

  • #projetos
  • #ministerio_da_educacao
  • #mudanca_climatica
  • #selecao
  • #sustentabilidade
Publicado em: 01/04/2024 15:04

Iniciativas poderão integrar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em 2025, em Belém (PA)

Setec sustentáve.jpg

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), abriu inscrições para projetos desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na área da sustentabilidade.  

A iniciativa visa selecionar propostas que poderão integrar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), mediante participação em evento preparatório. A submissão de projetos deverá ocorrer até o dia 24 de maio, contendo ações relacionadas a pelo menos 1 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável. 

Pela chamada pública, poderão ser inscritos um ou mais projetos, de acordo com os critérios de avaliação dispostos no edital publicado na página do IFPE. As instituições integrantes da Rede Federal contribuirão para as discussões da COP30, considerando sua influência e inserção nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação. 

Sustentabilidade  A iniciativa busca fortalecer as ações sobre o tema, ao estimular as boas práticas de sustentabilidade nas instituições. Atualmente, a Rede Federal desenvolve diversos projetos que promovem a sustentabilidade, por meio da pesquisa e da inovação tecnológica. 

COP30 – Pela primeira vez em sua história, o Brasil sediará a COP, em 2025, na cidade de Belém (PA), na região amazônica. A Amazônia é uma região crucial para a biodiversidade global e desempenha um papel vital na regulação do clima, sendo uma área de grande importância para as discussões sobre mudanças climáticas. 

Fonte: Ministério da Educação