Orzil News
Brasília, November 16, 2025 2:45 AM

MGI lança Portal Obrasgov.br para unificar informações e impulsionar transparência na gestão de obras públicas

  • #infraestrutura
  • #ministerio_da_gestao_e_da_inovacao_em_servicos_publicos
  • #modernizacao_digital
  • #gestao_de_obras
  • #portal_obrasgov_br
  • #transparencia_obras_publicas
Publicado em: 13/11/2025 11:11

Centralização de dados de obras, controle social, e modernização da indústria da construção com a Estratégia BIM foram pautas do encontro promovido pela Secretaria de Gestão e Inovação

webinar obras.png

Lançamento do Portal Obrasgov.br

Hoje (12/11), a Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, realizou o lançamento do Portal Obrasgov.br. A plataforma é a junção de informações sobre obras públicas federais, incluindo as executadas em parceria com estados e municípios. 

Durante o encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, estiveram presentes a secretária adjunta de Gestão e Inovação, Regina Lemos; Keyla Araújo Boaventura – Representante do Tribunal de Contas da União; Silvestre Henrique Ferreira Cerejo – Representante da Controladoria-Geral da União; Rafael Ramos Codeço – Representante MDIC; e Giovanna Ferreira, coordenadora de Informações e Monitoramento de Obras, da Diretoria de Transferências e Parcerias da União. 

Marcado por pautas relevantes, o webinar teve como foco a modernização da gestão pública, a melhoria da qualidade e eficiência das obras. Com o lançamento do portal, tanto cidadãos quanto gestores terão, em um único local, o acesso às informações, que são alimentadas por meio do sistema estruturante Obrasgov.br. 

O objetivo é facilitar o acesso e a consulta integrando dados de outros sistemas (SIAFI, Transferegov.br, etc.), para evitar fragmentação e duplicidade de informações. 

Transformação Digital 

Tendo em vista os avanços tecnológicos que impulsionam a temática de infraestrutura, o encontro trouxe a discussão sobre a necessidade modernização da indústria da construção e da administração pública, por meio da implementação da metodologia BIM. 

“Essa modernização da indústria está casada com a modernização da administração pública como um todo, por isso, precisamos caminhar de forma colaborativa”, contextualizou a secretária adjunta de Gestão e Inovação, Regina Lemos. 

De acordo com Giovanna Ferreira, coordenadora de Informações e Monitoramento de Obras (CGIMO/Dtpar), “o Portal Obrasgov.br se posiciona como um indutor da Estratégia BIM.BR, disponibilizando informações sobre projetos de referência, capacitações e experiências de uso do BIM na administração pública”. 

Transparência, Controle Social e Governança 

Em busca rastreabilidade de controle social, o MGI reafirma, por meio do Portal Obrasgov.br, o compromisso com a transparência de recursos públicos. Por isso, atendendo a uma demanda de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), a centralização de dados é uma solução essencial para a gestão racional e eficiente nos projetos de infraestrutura. 

“O Obrasgov.br, efetivamente implementado com dados atualizados, fidedignos, vai ser uma transformação enorme na gestão da administração pública federal, não só para saber em que o governo federal está investindo, mas também pra saber em que precisa melhorar”, afirmou Keyla Araújo Boaventura – Representante do Tribunal de Contas da União  

Melhoria da Gestão 

O portal, além de uma ferramenta de controle, é também um espaço em que pode auxiliar gestores na tomada de decisões, a identificar gargalos, evitar desperdícios e atuar de forma proativa na retomada e conclusão de obras paralisadas (que somam mais de 11.000,). 

Segundo Silvestre Henrique Ferreira Cerejo – Representante da Controladoria-Geral da União, “o que mais motiva a CGU a acompanhar e monitorar é a questão da transparência, controle social e fiscalização dos projetos. O portal é mais um passo para essa melhoria. E a CGU é a mão da cobrança, mas também a mão amiga que ajuda nesses processos de melhoria”, explicou. 

Para Rafael Ramos Codeço – Representante MDIC-, a iniciativa contempla não apenas princípios da administração pública, mas também impulsiona o mercado privado, tendo em vista que o Estado é um grande contratante de obras. 

“A gente cuida não só da eficiência e da economicidade nas obras públicas, mas também conseguimos aqui fazer uma excelente indução de toda a iniciativa privada, dado que o poder público é um grande contratante de obras”, enfatizou. 

Quer acompanhar o debate na íntegra? Acesse:Webinar de lançamento do Portal Obrasgov 

Fonte: Portal Transferegov