Foto: Carol Lando/MinC
ASecretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC) do Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta segunda-feira (10), uma reunião estratégica para apresentar a primeira versão da nova plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A iniciativa, conduzida pela Diretoria do SNC, representa um passo importante na modernização da gestão das políticas culturais em todo o país.
Consolidado por meio da Lei Nº 14.835/2024, o Sistema Nacional de Cultura organiza a atuação conjunta entre União, estados e municípios para garantir o direito à cultura. Ele estabelece um conjunto de componentes — como conselhos, planos e fundos de cultura — que fortalecem a participação social e asseguram que as políticas públicas cheguem aos territórios de forma democrática e integrada.
A nova plataforma está sendo desenvolvida para unificar e atualizar os dados do SNC, permitindo que gestores públicos comprovem a implementação de seus sistemas locais de cultura de maneira mais simples e segura. O Sistema também vai aprimorar a transparência, a troca de informações entre os entes federativos e a produção de dados estratégicos para o fortalecimento das políticas culturais.
De acordo com o diretor do SNC, Junior Afro, a previsão é que a ferramenta esteja disponível até o final do primeiro semestre de 2026. A atualização segue os padrões de segurança do Governo Federal e busca atender às demandas apresentadas por gestores culturais de todo o país.
“Estamos trabalhando para entregar mais que uma plataforma digital, mas um instrumento de fortalecimento da cultura como direito e de aprimoramento da gestão pública. Essa atualização vai facilitar o trabalho dos gestores, garantir transparência e aproximar ainda mais o Ministério da Cultura da realidade dos territórios”, destacou.
Com a modernização da plataforma, o Ministério da Cultura reforça o compromisso com uma gestão pública eficiente, participativa e voltada para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura como política de Estado.





