
MIDR participa de painéis sobre emendas parlamentares e fortalece diálogo entre governos e municípios (Foto: Divulgação/MIDR)
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta quinta-feira (9), do Festival Curicaca, em Brasília (DF), com o painel “Emendas Parlamentares como Instrumento de Implementação de Políticas Públicas Articuladas com o PRDCO”, e destacou a importância das emendas parlamentares na execução de ações voltadas à redução das desigualdades regionais e ao fortalecimento produtivo dos territórios.
Durante o painel, o diretor de Projetos e Sistemas Produtivos Regionais e Territoriais do MIDR, Edgar Caetano, apresentou as políticas públicas regionais desenvolvidas a partir da alocação de emendas parlamentares, com destaque para o Programa Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO). O instrumento reúne estratégias de governo voltadas ao incremento da competitividade econômica, à inclusão social, à diversificação produtiva e à proteção do meio ambiente, buscando ampliar as oportunidades e o crescimento sustentável na região. “As emendas parlamentares, quando bem articuladas às políticas regionais, são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos territórios, gerando resultados efetivos e duradouros”, destacou Edgar Caetano.
O diretor ressaltou ainda a relevância de eventos como o promovido pela RIDE-DF. “Esses encontros são muito importantes e de grande valia para que possamos fortalecer a articulação entre os diferentes elos da cadeia de execução das políticas públicas e garantir um atendimento mais eficiente à população”, destacou o diretor.
O painel contou ainda com a participação do deputado federal Reginaldo Veras (PV/DF) e do assessor legislativo Renato Brown, que representou a senadora Leila Barros (PSB/DF), e teve como mediador o Peniel Pacheco, diretor de planejamento e avaliação da Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco).
A atividade foi promovida pelo Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (COARIDE-DF), que representa um importante espaço de governança colaborativa, essencial para o planejamento e execução de ações que impactam diretamente a qualidade de vida da população da RIDE-DF.
A RIDE-DF foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto nº 7.469, de 4 de maio de 2011, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social integrado entre o Distrito Federal e os municípios vizinhos, articulando ações administrativas entre os governos federal, estaduais e municipais.
Atualmente, a RIDE-DF é composta por 33 municípios, sendo 29 no estado de Goiás, quatro no em Minas Gerais, além do próprio Distrito Federal. Essa configuração foi atualizada pelo Decreto nº 11.911, de 2024, que ampliou sua abrangência territorial. A região abriga cerca de 4,8 milhões de habitantes e é marcada por forte integração urbana e econômica, especialmente nas áreas mais próximas ao DF.
INTER: “Perspectivas e Desafios”
O MIDR esteve em outro painel promovido pela COARIDE-DF, intitulado “Perspectivas e desafios da RIDE-DF”, com a presença do secretário-executivo adjunto do MIDR, Tito Queiroz, com participação de Cristiomário de Sousa, presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Pábio Correia Lopes, secretário de Estado do Entorno do estado de Goiás, e Cristian Viana, secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal. Foram discutidos os desafios e oportunidades para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável do DF e Entorno. Entre os pontos destacados, ressaltou-se a importância fortalecer o papel da COARIDE na condução dos temas da região, bem como a necessidade de fortalecer cada vez mais a integração entre os entes federativos e a institucionalização das parcerias, como, por meio de consórcios, a exemplo do que vem sendo construído para o transporte público do Entorno.
“Essa foi a primeira conferência da RIDE do DF, tive a honra de moderar o segundo painel sobre os principais desafios e oportunidades para fortalecimento da RIDE. Atividades como essa são espaços estratégicos para o diálogo qualificado e a construção de soluções conjuntas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou o secretário-executivo adjunto do MIDR, Tito Queiroz, que completou: “É fundamental intensificar a integração entre os entes federativos e institucionalizar parcerias duradouras, como, por exemplo, por meio de consórcios públicos, apontados como instrumentos potenciais para enfrentar desafios do transporte público, da saúde e da educação”, observou.
Festival Curicaca
O Festival Curicaca é um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da indústria brasileira, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com instituições públicas, o setor produtivo e organizações internacionais. O evento ocorre de 7 a 11 de outubro, no Estádio Arena BRB Mané Garrincha e em diversos pontos da capital federal, com palestrantes internacionais, trilhas de conhecimento, gastronomia, shows e experiências tecnológicas.
A escolha do nome do festival também reflete o espírito de transformação e inovação: a curicaca, ave típica do Cerrado, é conhecida por seu canto que anuncia mudanças — uma metáfora para o papel da tecnologia e da indústria na construção de um novo tempo de desenvolvimento, emprego e oportunidades para o Brasil.
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional