Brasília (DF), 11/7/2024 – Começa na próxima segunda-feira (15) mais uma etapa do Projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa. Chamada de Sentinelas Avançadas II, a atividade contará com cerca de mil oficinas práticas relacionadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. Serão atendidos 12 municípios de Rondônia, até o dia 27 de julho.
Esta etapa será liderada por 252 professores e universitários. As equipes atuarão em Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari. Porto Velho será o centro regional da operação, para concentração inicial dos participantes.
Cada cidade receberá dois grupos, formados por quatro professores e 16 alunos por Instituição de Ensino Superior (IES). Os grupos, chamados de “rondonistas”, buscarão empregar habilidades universitárias e contribuir para o desenvolvimento sustentável nas comunidades locais.
Projeto Rondon – Em 2023, ocorreu o Sentinelas Avançadas I e Guaicurus, nos estados de Rondônia (RO) e de Mato Grosso do Sul (MS). Na ocasião, foram realizadas 1.476 oficinas, com a participação de 52.915 pessoas, em 24 municípios desses estados.
A ação, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem a missão de realizar atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida da população. As ações buscam, ainda, fortalecer a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes universitários, contribuindo para o fortalecimento da soberania nacional.
Em 19 anos de atuação, o Projeto realizou 93 operações, beneficiando um total de 1.368 municípios, com cerca de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.
O Projeto Rondon conta com a participação dos Ministérios da Educação, da Saúde, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Fonte: Ministério da Defesa