Durante palestra promovida pelo Ministério da Gestão, participantes exploraram o sistema e seus aplicativos como ferramentas estratégicas de monitoramento e acesso público às informações sobre investimentos em infraestrutura
Durante a Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no dia 2/10, foi apresentada a palestra Tecnologia que Constrói: Inovação para Obras Públicas. Conduzida pela coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras (CGIMO/Dtpar), do Ministério da Gestão, Giovanna Ferreira, a oficina teve como foco o sistema Obrasgov.br e seus aplicativos como ferramentas de transparência e monitoramento de obras públicas.
Tendo em vista a perspectiva da inovação, os participantes foram convidados a explorar dados, testar funcionalidades e co-construir soluções para ampliar o uso estratégico da plataforma em seus contextos locais.
“O Obrasgov.br foi instituído em 2020. Desde então, foram feitas várias melhorias. O sistema é uma ferramenta que permite o monitoramento de recursos públicos, entrega maior transparência na execução de obras, de forma ampla para o cidadão”, explicou a coordenadora.
Além do sistema, os participantes puderam conhecer o painel de obras, uma ferramenta integrada à Plataforma Obrasgov.br, que traz todos os dados de investimentos em infraestrutura pública federal. “O acesso é livre, ou seja, não precisa de cadastro ou login. Qualquer cidadão pode acessar e acompanhar a execução da política pública em infraestrutura”, completou Giovanna.
Sobre o Obrasgov.br
O Obrasgov.br é um registro público centralizado de informações de projetos de investimento em infraestrutura, custeados com recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Todas as informações constantes no sistema são georreferenciadas, de modo que os dados contantes sejam autênticos. As informações são apresentadas no intuito de facilitar o acesso às informações sobre os projetos de investimento cadastrados no Obrasgov.br.
Além disso, por meio do painel acesso livre, o usuário pode localizar os projetos a partir de filtros dinâmicos; visualizar o local onde são investidos os recursos federais; o volume de recursos empregados em cada investimento, além de fotos e vídeos sobre o andamento das obras de infraestrutura.
Semana de Inovação
Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Semana de Inovação segue até quinta-feira (02/10), na sede da Enap, em Brasília. O encontro anual congrega gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade para discutir soluções inovadoras para os desafios do Estado. A edição atual promove o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”.
Durante a programação, o MGI promoveu oficinas, mesas de debate, vivências e palestras sobre transformação digital, inovação na gestão pública, políticas de pessoal e sustentabilidade. Governança digital, interoperabilidade, compras públicas sustentáveis e novas formas de organização do trabalho estarão na agenda, inclusive iniciativas estratégicas promovidas pelo MGI como GOV.BR, ColaboraGOV, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Contrata+Brasil.
Fonte: Portal Transferegov