A Casa Sul Global terá evento de apresentação no dia 30 de julho; iniciativa é uma parceria da Rede Comuá com a Alianza Socioambiental Fondos del Sur e terá sua primeira edição na COP30.
A Rede Comuá e a Alianza Socioambiental Fondos del Sur criam plataforma dedicada à articulação política, mobilização, produção de conhecimento e colaboração entre os atores filantrópicos do Sul Global. No dia 30 de junho, às 10h30, acontece o lançamento oficial do projeto, nomeado como A Casa Sul Global.
O lançamento reunirá atores do ecossistema filantrópicos de diferentes regiões do Sul Global, como América Latina, África e Sudeste Asiático. Vale destacar que o evento é online e terá tradução simultânea em português, inglês e espanhol.
Clique aqui para se inscrever!
A ideia é destacar vozes de fundos territoriais, comunitários, indígenas, locais e de juventude. Dessa forma, o projeto espera revelar um ecossistema vivo, diverso e em expansão, sustentando uma visão coletiva.
A Casa Sul Global afirma ter um propósito claro, posicionar as soluções do Sul no centro dos debates globais, em temas como: financiamento para clima, natureza e pessoas. Assim, a iniciativa espera reconfigurar fluxos de poder e recursos que ainda impedem transformações profundas.
A primeira edição de A Casa Sul Global acontecerá na COP30, realizada em Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, os quais discutirão ações de combate às mudanças climáticas.
Apesar disso, a construção coletiva de A Casa Sul Global já começou, tendo o evento do dia 30 de julho como o momento de apresentação da iniciativa ao mundo.
A seguir, confira os detalhes do evento e os palestrantes:
- Artemisa Castro Félix – Fondo Acción Solidaria (FASOL);
- Cristi Marie C. Nozawa – Samdhana Institute;
- Josimara Baré – Fundo Indígena Rutî / Rede de Fundos Comunitários da Amazônia Brasileira;
- Joshua Amponsem – Youth Climate Justice Fund;
- Larissa Correia de Amorim – Casa Fluminense / Aliança Territorial da Rede Comuá;
- Lisa Chamberlain – Environmental Justice Fund;
- Maria Amália Souza – Fundo Casa Socioambiental.
Abertura e Mediação: Suleiman Abdullahi, Fundador da Common Reserve e representante do movimento #ShitThePower
Apresentando A Casa Sul Global:
- Juliana Tinoco – Alianza Socioambiental Fondos del Sur;
- Jonathas Azevedo – Rede Comuá.
Fonte: Observatório 3º Setor