Informações são referentes ao ano passado e dão um diagnóstico detalhado do setor.
Os prestadores locais de serviços de saneamento básico têm até a próxima terça-feira (15) para enviar as informações para o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) de 2025, que apresentará números referentes ao ano passado. Os dados são fundamentais para o diagnóstico detalhado do setor no país, subsidiando políticas públicas e investimentos, além de aumentar a eficácia da prestação das atividades.
A coleta começou em 13 de maio para os prestadores locais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que atendem somente a um município. Em contrapartida, para os prestadores regionais, que fazem serviço em mais de um município, o prazo para o início de coleta dos dados começou em 10 de junho e vai até 4 de agosto.
O módulo Gestão Municipal deve ser acessado pela prefeitura do município, enquanto os de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário apresentam um ambiente separado para os prestadores locais e regionais. O preenchimento de informações relativas às soluções alternativas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário deverá ser realizado no módulo Gestão Municipal.
Como novidade para o Sinisa 2025, desta vez terá a participação das agências reguladoras acompanhando o preenchimento dos formulários pelos entes regulados, acionando o prestador ou o município no caso de alguma possível correção.
O Sinisa substitui e dá continuidade ao legado de quase 30 anos do SNIS na coleta de informações sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e águas pluviais, além do módulo inédito de gestão municipal.
O fornecimento das informações é critério para a alocação de recursos públicos federais e financiamentos com recursos da União.