Redação Oficial com Foco nas Recentes Alterações do Manual de Redação da Presidência da República
29 e 30 de maio de 2023 / Brasília – DF
Ênfase na metodologia e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem. Foco nas mais Recentes Alterações do Manual de Redação da Presidência da República. Inclui exemplar da obra “Redação Oficial: para aprimorar os textos profissionais” publicado em junho de 2022.
Outras Datas
Selecione 18 e 19 de setembro de 2023 / Brasília – DF
1. Apresentação
*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2012. +Recente Atualização 2023.
“A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade”. Eça de Queirós. Escritor Português. (1845-1900)
Nos últimos anos, a Administração Pública brasileira passou por grandes transformações e, hoje, vislumbra-se novo ciclo de mudanças, agora com ênfase na incorporação das inovações do mundo digital. Desenvolvem-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda persistem. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e sua administração.
A expressão escrita constitui-se, nesse contexto, exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, como elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Seus textos representam evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza, correção e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que a organização deve desencadear. Nesse sentido, otimizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom desempenho institucional.
Idealizamos o presente treinamentoa partir dessa visão, com o objetivo específico de desenvolver conceitos e técnicas para trabalhar a comunicação e a expressão escrita, que permitirão o domínio da redação oficial inserida no contexto organizacional, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República.
O foco é nas mais Recentes alterações do Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto nº 9.758/19.
Nossos Professores fizeram parte da equipe de revisão, atualização e ampliação do Manual de Redação da Presidência da República.
2. Objetivos
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional e, com isso, tornando a redação simples, correta e eficaz.
Objetivos Específicos:
- conhecer novas técnicas redacionais, visando a atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
- eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
- imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos a serem produzidos; e
- despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento ao refletir as evoluções ocorridas na era da revolução digital.
3. Metodologia
Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais – consubstanciada em exercícios práticos – aliada à vivência simulada de “ruídos” de comunicação corporativa.
Será contextualizado por meio de material didático, livro, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada relacionados à realidade profissional, fundamentados pela nova edição do Manual de Redação da Presidência da República.
Alunos presenciais do treinamento receberão o exemplar da obra “Redação Oficial para aprimorar os textos profissionais” publicado em junho de 2022 pelas professoras Suely Cobucci (Autor), Paula Cobucci (Autor).
Quais regras devemos seguir ao elaborar documentos técnicos e de comunicação oficial? O que devemos evitar? Como escrever textos como ofícios, pareceres e relatórios com linguagem acessível ao leitor? E e-mails profissionais? Este livro, escrito por duas especialistas na área de redação oficial, é um manual prático que engloba diversos aspectos formais para a padronização do texto oficial, além de dicas e regras gramaticais relevantes para uso específico nesse tipo de escrita. Esta obra é recomendada tanto para servidores quanto para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a administração pública.
Cursos ministrados pela Orzil (Lista)+
4. Público Alvo
Direcionado a servidores envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, ofícios, cartas, relatórios e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
– Profissionais de empresas (organizações) públicas e privadas que se utilizam com frequência da comunicação oficial.
– Gestores e servidores públicos que elaboram e analisam relatórios e pareceres técnicos.
– Secretárias, Assistentes, Coordenadores, Diretores, Secretários, Chefes de Gabinete, Ordenadores de Despesa, Procuradores, Advogados, Administradores, Auditores e Controladores internos e externos e Consultores.- Servidores públicos das áreas de RH, Auditoria, Contratos, Financeiro, Projetos e Jurídico.
– Funcionários do Sistema “S”, Federações da Indústria, Fundações, Autarquias, e Empresas Estatais.
Confira alguns clientes Orzil +
5. Programação
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
- A empatia e assertividade no ato de escrever;
- Movimento Internacional Plain Language– Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania
- Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
- Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
- Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
- O que faz a qualidade dos textos profissionais;
- A linguagem dos documentos oficiais;
- PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
- Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
- Competência textual: escrever de forma adequada;
- A elaboração do texto – mecanismos geradores;
- O uso da linguagem técnica;
- Os níveis de linguagem;
- Vícios de linguagem
- Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
- Semântica: palavras e expressões adequadas;
- Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
- Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;
- AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES
Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018
- Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
- Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
- Signatário
- Cargos interino e substituto
- Signatárias do sexo feminino
- Grafia de cargos compostos
Tipos de documentos
- Variações dos documentos oficiais
- Correio Eletrônico (E-mail) como documento oficial de comunicação;
- Valor documental;
- Forma e Estrutura;
- Ofício;
- Ofício conjunto;
- Ofício conjunto circular;
- Forma de tratamento;
- Endereçamento;
Elaboração de Documentos Oficiais com base no Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019)
- ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO
- Macroestrutura do texto argumentativo
- Formas de persuasão
- Argumentos e contra-argumentos
- Planejamento do texto
- OS RELATÓRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS TÉCNICOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
- O texto técnico profissional;
- As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
- Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
- A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
- A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
- Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
- Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- PADRONIZAÇÃO
- Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
- Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
- Escrita de números no texto;
- Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;
- QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
6. Palestrantes
Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba+
7. Motivos para você escolher a Orzil
– A Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de Professores Renomados. Informações+
– Notebook Individual, Apostila Digital e Material Complementar, visando à facilitação do aprendizado. Equipamentos Orzil+
– Auditórios Master, Executivo, VIP e Black. Área central da Capital Federal, no SRTVS, situam-se os auditórios da Orzil. Informações+ / Mapa e Localização dos cursos +
– Kit Executivo completo: bolsa/mochila, caderno de anotações, garrafinha, crachá, estojo, certificado de participação etc. Fotos+
– Alimentação Diferenciada: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo com buffet completo todos os dias. Fotos+
– Estacionamento Privativo, gratuito e coberto. Como Chegar+
– Programa Social, criado em 2008, ao realizar a inscrição em nossos cursos. Informações+
– Cartão Fidelidade clientes Orzil. Informações e Regulamento+
8. Investimento
Curso de 2 dias (16h): R$ 3.247,00
Formas de Pagamento: Depósito Bancário; Nota de Empenho; Ordem ou Autorização de Fornecimento; Boleto Bancário; e Cartão de Crédito (este em até 6 vezes, pelo Pag Seguro).
Dados para Empenho+ / Dados para Pagamento+
9. Data / Carga Horária
– Data: 29 e 30 de maio de 2023 / Brasília – DF
– Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (Intervalo para o coffee break: 10h e 15h30, Almoço: 12h)
– Carga horária: 16h
10. Trilha do Conhecimento
Apresentação:
11. Locais dos Cursos
Os Auditórios da Orzil situam-se na área central de Brasília, ao lado do Setor Hoteleiro Sul e a poucos minutos dos ministérios e do Congresso Nacional. Para maior agilidade e segurança disponibilizamos aos clientes Orzil estacionamento privativo e coberto.
Mapa do Local+ / Lista de Hotéis+
Endereço: Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Edifício Novo Centro Multiempresarial (Mesmo local do escritório Orzil), Bairro: Asa Sul , Brasília – DF
Auditório Master – Salas 334/335 Fotos+
Auditório Executivo – Salas 336/337 Fotos+
Auditório VIP – Sala 206 Fotos+
Estúdio 4K – Sala 618 Fotos+
12. Dados da Empresa
Informações para cursos presenciais:
Grupo Orzil
Orzil Cursos e Eventos Ltda
CNPJ: 08.942.423/0001-32
Inscrição Estadual: 07.489.772/001-07
Endereço: SRTVS, Q.701, Bloco “O”, Sala 601, Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul
CEP: 70.340-000, Brasília – DF
Documentações Legais:
Dados Bancários+ / Certidões legais+ / Atestados de Capacidade Técnica+ / Extratos de inexigibilidade+
Obs: temos outras informações, documentação e fundamentações jurídicas para, a seu critério, instruir o processo de dispensa e inexigibilidade. Solicitações pelo e-mail: [email protected]
Central de Atendimento: (61) 3039-7707
Whatsapp: (61) 98240-0003
E-mails:
[email protected]
[email protected]
Site do Grupo Orzil: www.orzil.org
Site da Plataforma Orzil Online: orzilonline.com.br
13. Informações Importantes
– A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa. Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
– O cancelamento só será aceito com antecedência de 3 (três) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
– O Grupo Orzil é optante pelo Simples Nacional.
– A Orzil reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.