Publicado em: 14/07/2025 12:07
Programa do MGI impulsiona a inovação no setor público e alcança cerca de 135 milhões de brasileiros.
A Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) já está presente em mais de duas mil cidades brasileiras. A marca foi alcançada na última semana, a partir da adesão de Monção, cidade maranhense com cerca de 28.600 habitantes. O programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem como objetivo promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de Governo Digital no setor público. No momento, o trabalho dessa rede já alcança cerca de 135 milhões de brasileiros.
Francisco Beserra de Araujo Júnior, coordenador de Programas de Saúde de Monção, explica que a decisão para ingressar na Rede GOV.BR foi motivada pela necessidade de fortalecer a segurança e a eficiência no atendimento ao cidadão do município e das populações adjacentes. “Queremos ampliar o acesso da população aos serviços digitais, especialmente em regiões mais afastadas”, afirmou. “Espero também que a adesão promova a interoperabilidade entre sistemas, a unificação dos acessos, a segurança digital e a inclusão do cidadão aos diversos programas do governo”, complementou.
Como coordenador da área de Saúde, ele espera que o ingresso na rede facilite o uso de outros sistemas do governo federal, como o e-SUS Atenção Primária à Saúde (APS) e o Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS WEB). Recentemente, esses programas começaram a exigir o uso do Acesso GOV.BR para a autenticação de servidores que atuam na área. Outros serviços do GOV.BR que estão disponíveis para os gestores e dirigentes dos demais entes são a Assinatura Eletrônica GOV.BR, a Prova de Vida e o Balcão GOV.BR.
Luzerna
Ao contrário de Monção, que fez a adesão nesta semana, o município Luzerna, em Santa Catarina, foi um dos primeiros a aderir à Rede GOV.BR, ainda em 2020. A cidade, que fica localizada no meio oeste catarinense, tem aproximadamente 5.900 habitantes, e está celebrando em 2025 os seus 30 anos de emancipação.
“Nossa adesão à Rede GOV.BR foi nos primeiros dias, logo que vimos o potencial da rede. Assim que foi anunciada a sua criação, e acreditando no potencial — nãosomente para o nosso município, mas para nossa população aqui —, já buscamos a adesão, que inclusive é uma adesão muito simples”, relembrou Dreone Mendes, que é contador do município.
Para Mendes, os gestores de Luzerna sempre acreditaram nas iniciativas que visam a tecnologia e a participação de diferentes integrantes. “Não é à toa que fomos o primeiro município brasileiro a criar a sua incubadora tecnológica”, relatou. “A Rede GOV.BR veio se somar também a esse processo que já é antigo em Luzerna, tanto da tecnologia como da colaboração mútua”, acrescentou.
Luzerna também é uma das cidades que fundaram o consórcio SIGA, voltado para a área de tecnologia e que conta com a participação de 300 municípios da região para compartilhar experiências e soluções.
Vantagens
Além de poder utilizar as soluções digitais do GOV.BR, são vantagens da participação na Rede GOV.BR o apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos, a participação em ações de capacitação e troca de experiências, o apoio para a busca por financiamento e, ainda, oportunidades de reuso de soluções e colaboração com outros estados e municípios.
“Estamos ampliando a integração federativa na atual gestão. A Rede GOV.BR é um exemplo disso, pois saímos de 160 cidades em 2022 para mais de duas mil em pouco mais de dois anos de trabalho. Nosso objetivo é levar a transformação digital para todos os brasileiros”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. As regras para a participação na rede estão na Portaria Nº 23, de 4 de abril de 2019.