O prazo para inscrever as iniciativas é até o dia 09 de junho

O concurso de Reúso de Dados Abertos tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções com dados abertos
Oconcurso de Reúso de Dados Abertos tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções com dados abertos e valorizar os cidadãos que produzem, por meio dessa ferramenta, soluções inovadoras que podem influenciar o cotidiano de milhares de pessoas.
Aplicativos, modelos de inteligência artificial, novos negócios, produtos, painéis, plataformas, reportagens, ações sociais ou ferramentas que melhorem a vida das pessoas são alguns exemplos, dentre outros muitos, de inovações que podem ser alcançadas usando os chamados dados abertos.
As inscrições ao 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos da CGU ainda estão abertas, o prazo para inscrever as iniciativas é até o dia 09 de junho. Todos os projetos inscritos e homologados já garantem sua exposição na Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Lembre-se: você poderá participar individualmente ou em grupos de até 20 pessoas e é obrigatório utilizar pelo menos um dos conjuntos de dados disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos, o maior catálogo de dados governamentais do País, com mais de 91 mil recursos disponíveis para você.
O Portal Brasileiro de Dados Abertos
O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo Poder Executivo Federal para que todos possam encontrar e utilizar dados abertos governamentais das mais variadas formas e temas.
Atualmente, possui mais de 14000 conjuntos de dados cadastrados e visa promover a interlocução entre atores da sociedade e do governo, gerando impactos positivos sob os pontos de vista social e econômico.
Cada órgão ou entidade é responsável pela catalogação e atualização de seus dados no Portal. Organizações externas ao Poder Executivo Federal, públicas ou privadas, também podem ofertar dados abertos no Portal por meio de adesão voluntária.
A plataforma não somente disponibiliza diversos recursos de busca e navegação, e ambientes para debates relacionados às bases catalogadas, mas também permite a visualização de inventários de dados dos órgãos e entidades, disponibiliza funcionalidade para interação direta entre cidadão e publicadores de dados e acesso a conteúdos relacionados ao dados abertos, além de lives realizadas pela CGU , manuais, cartilhas de boas práticas, legislações relacionadas, notícias e uma seção exclusiva de soluções de reúsos dos dados do Portal.
Política de Dados Abertos
A Política de Dados Abertos, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, define regras para promover a abertura de dados governamentais no âmbito dos órgãos e entidades federais, como ministérios, autarquias, agências reguladoras e fundações públicas. O órgão responsável pela gestão e monitoramento da Política de Dados Abertos é a Controladoria-Geral da União.
A obrigatoriedade do cumprimento da Política contempla os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Essas organizações devem publicar Planos de Dados Abertos (PDAs) a cada dois anos, firmando o compromisso contínuo de abertura de dados com potencial de reúso, bem como devem atualizar periodicamente os conjuntos de dados já publicados.
Assessoria Especial de Comunicação Social da Controladoria-Geral da União
Fonte: Controladoria-Geral da União