Os 40 anos do MCTI foram destaque durante a programação, com uma exposição imersiva, sessão especial e o lançamento de um selo dos Correios.
Após uma semana intensa, com 150 atividades, 40 mil visitantes, mais de 380 mil visualizações de conteúdo e quase 10 mil interações nas redes sociais, foi encerrada com êxito, no último sábado (19), a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Realizada pela primeira vez na história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição com raízes no desenvolvimento científico do Nordeste e do Brasil, a Reunião teve participação ativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que, além de promover diversas atividades acessíveis e interativas, também ampliou as celebrações de seus 40 anos junto à comunidade científica de todo o país.
Durante os dias 13 e 19 de julho, milhares de visitantes puderam conhecer a história do MCTI por meio de uma exposição imersiva e interativa, em um espaço de 150 metros quadrados dentro da ExpoT&C, espaço já tradicional da SBPC que reúne as unidades vinculadas ao Ministério e outras organizações que apresentam novas tecnologias e inovações desenvolvidas no país.
Os 40 anos do MCTI também foram tema de uma das conferências iniciais do evento, com a participação da ministra Luciana Santos. Na ocasião, ela destacou os últimos investimentos da pasta, ressaltando a importância da soberania nacional, e lembrou a reconstrução da área científica após um período de ataques ao conhecimento, negacionismo, perseguição e contingenciamento de investimentos.
Na abertura da 77ª Reunião da SBPC, a ministra Luciana Santos ressaltou “a importância de a ciência servir a um projeto de nação que una desenvolvimento, justiça social, sustentabilidade e soberania”.
Outro destaque da programação foi a sessão especial “40 anos de Ciência, Democracia e Desenvolvimento: Brasil Inovador”, com participação do MCTI, Finep e Embrapii para debater o fomento à ciência e a evolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Ministros e comunidade científica reunida na SBPC
A programação contou, também, com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Previdência Social, Wolney Queirozm, além dos presidentes das principais agências federais de fomento à ciência: Luiz Antonio Elias, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Ricardo Galvão, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Denise Carvalho, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O ex-presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que passou o cargo na última quinta-feira, 17, à presidente eleita Francilene Garcia, agradeceu à UFRPE pelo acolhimento.
“Dá muita felicidade a gente estar neste ambiente tão bom e foi um privilégio ter um convívio com pessoas tão qualificadas. A SBPC é composta de pessoas com muita qualidade. Qualidade científica e qualidade humana. E, no final das contas, este aspecto humano é muito importante”, ressaltou Janine Ribeiro.
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, emocionou-se e lembrou todo o trabalho anterior ao evento. “A gente começa a trabalhar um ano antes e a gente não para um dia. Não é um trabalho só de uma pessoa, a universidade toda, do litoral ao sertão de Pernambuco, trabalhou. E certamente, sem um trabalho de equipe, esse evento não tinha acontecido”, disse.
Para a atual presidente da SBPC, Francilene Garcia, outra palavra que representa toda o processo até a conclusão da Reunião é “gratidão”. “Pelo acolhimento da UFRPE, que trouxe nosso evento novamente ao Pernambuco e ao nordeste. Pela dedicação de todos que fizeram a nossa Reunião Anual acontecer, não só aos “ruralindos” e “ruralindas”, como é chamada a comunidade da universidade, mas a todos que sentem, de alguma forma, o pertencimento que é usar a ciência em favor do progresso de todos os territórios”, concluiu.
Ministério ganhar selo comemorativo dos Correios
Para marcar a 77ª Reunião Anual da SBPC, os Correios presentearam o MCTI com a edição especial de um selo comemorativo dos 40 anos, que poderá ser usado no envio de cartas simples e, claro, servirá também para ser incorporado às coleções de filatelistas em todo o Brasil.
A obliteração — carimbo exclusivo criado para marcar a data — foi feita pela ministra Luciana Santos, com o registro de “14 de julho de 2025” e a cidade do Recife. O selo e o carimbo têm a marca dos 40 anos do MCTI e trazem uma imagem inspirada na estrutura do Sirius, o importante acelerador de partículas brasileiro, localizado em Campinas (SP).
Niterói será sede da 78ª SBPC em 2026
Realizada desde 1948, a Reunião Anual acontece todos os anos em um estado brasileiro diferente. Em 2026, a Reunião Anual sairá do calor do nordeste, mas não fugirá do sol: a sua 78ª edição estará em terras cariocas, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
Segundo a organização da SBPC, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas — entre público, pesquisadores, professores, estudantes e convidados — participem do evento em 2026.
Confira a sessão de encerramento da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no canal da SBPC no YouTube.