Objetivo é fomentar diálogo sobre princípios que devem nortear políticas e práticas pedagógicas relacionadas ao uso da inteligência artificial. Evento integra ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
O tema “Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica: construindo referenciais nacionais” será debatido durante seminário realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de julho. O evento integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e tem o objetivo de fomentar o diálogo interinstitucional para embasar referenciais e políticas públicas. A agenda propõe que o tema seja trabalhado nas seguintes dimensões: práticas pedagógicas e processos de gestão escolar relacionados ao uso de IA, além dos caminhos da integração ética, crítica e pedagógica da inteligência artificial no ensino brasileiro.
Com público estimado de 250 pessoas, o seminário será transmitido ao vivo no canal do MEC no YouTube. O encontro é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br|NIC.br).
Na abertura, estão previstas as presenças da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; do secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, Evânio Antônio de Araújo Lima; da coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero; da representante do Cetic, Graziela Castello; do presidente União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima; do conselheiro Nacional de Educação, Israel Batista; e da representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), Giselle Faria.
Realizado no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil para debater os desafios, as oportunidades e os caminhos para a integração ética, crítica e pedagógica da inteligência artificial na educação básica brasileira.
O encontro terá como objetivos específicos: refletir sobre as implicações da IA para aprendizagem, currículo, avaliação, formação docente e gestão educacional; debater critérios para o alinhamento de plataformas e soluções digitais à ciência da aprendizagem, à ética e ao fortalecimento do papel do educador; compartilhar experiências nacionais e internacionais sobre o uso de IA na educação básica; e sensibilizar diferentes atores para a construção de políticas e práticas responsáveis e equitativas.
Entre os destaques da programação, está o lançamento oficial das versões em português dos Marcos Referenciais de Competências em Inteligência Artificial para Professores e para Estudantes, documentos elaborados pela Unesco e lançados globalmente em setembro de 2024. Estes marcos definem competências essenciais para o uso responsável e eficaz da IA no contexto educacional e serão apresentados durante o seminário pela Unesco, de forma inédita.
Fonte: Ministério da Educação