Orzil News
Brasília, July 19, 2025 6:48 AM

Terceira retificação do edital do CPNU 2 traz ajustes técnicos em cargos, formações e critérios de seleção

  • #orzil
  • #noticias
  • #transparencia
  • #gestao_publica
  • #administracao_publica
  • #mgi
  • #saude_publica
  • #ciencia_e_tecnologia
  • #enap
  • #concurso_publico_nacional_unificado
  • #cpnu_2
  • #provas_objetivas
  • #inscricoes_cpnu
  • #blocos_tematicos
  • #seguridade_social
  • #cargos_publicos
  • #edital_114_2025
  • #edital_retificado
  • #infraestrutura_e_regulacao
  • #pesquisa_biomedica
Publicado em: 17/07/2025 14:07

Nova retificação, publicada nesta quinta-feira (17/7), promove alterações em requisitos de formação, locais de exercício, atualizações em quadros de títulos e redistribuição de vagas.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17/7) a 3ª retificação do Edital nº 114/2025, referente à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). A medida contempla ajustes técnicos, ampliações de elegibilidade e correções pontuais, com o objetivo de garantir maior clareza, justiça e precisão nos critérios de seleção de candidatos para cargos de níveis médio e superior.

Transparência de recipientes para o dia da prova

A retificação inclui o item 9.29.2: Candidatos só poderão entrar nos locais de prova com alimentos e bebidas acondicionados em embalagens transparentes, sem rótulos ou qualquer outro elemento que impeça a visualização do conteúdo.

Atualizações no Bloco Temático 1

As atualizações promovidas no Bloco 1 contemplam mudanças nos requisitos de formação, locais de exercício e estrutura avaliativa de cargos vinculados.

Cargos com alterações de formação exigida:

  • Tecnologista – Saúde Coletiva: Reconhecimento de diversas formações em Ciências da Saúde, como Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, entre outras.
  • Fisioterapeutas: Inclusão de especializações em fisioterapia traumato-ortopédica para atuação nas áreas adulto, neonatal e pediátrica.
  • Pesquisador em Saúde Pública: foram promovidas atualizações em diversas especialidades, incluindo Bacteriologia e Micologia (B1-07-X), Entomologia (B1-07-AL), Parasitologia (B1-07-AN), Patologia Veterinária (B1-07-AO), Saúde e Ambiente (B1-07-AP), Virologia (B1-07-AQ) e Medicina Veterinária aplicada à Primatologia (B1-07-AJ). Nessas áreas, o edital passou a detalhar de forma mais precisa as graduações e pós-graduações aceitas, além de incluir requisitos específicos de especialização, conforme previsto em normativos de conselhos profissionais, como o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
  • Tecnologista – Patologia Clínica em Primatologia: A especialização passa a abranger a área de Patologia Clínica Veterinária.

Houve também alterações nos locais de exercício para o cargo de Analista do Seguro Social, na especialidade de Serviço Social, com a definição da Superintendência Regional Sudeste II como abrangente dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e da Superintendência Regional Sudeste III como correspondente ao estado do Rio de Janeiro.

Além disso, foram promovidas inclusões e ajustes nos quadros de títulos, com redefinição de critérios e pontuações, bem como alterações nos pesos atribuídos aos eixos temáticos das provas. A estrutura avaliativa foi ampliada com a inserção de novas especialidades na Fase 6 do certame, que compreende a Defesa de Memorial e a Prova Oral, especialmente voltadas a cargos técnicos e de pesquisa no âmbito do Ministério da Saúde.

Atualizações no Bloco Temático 3

No bloco de Ciência e Tecnologia foi realizada a supressão dos quadros de títulos referentes aos cargos do Comando da Aeronáutica, conforme listados no Anexo III do edital.

Atualizações no Bloco Temático 4

No Bloco 4 foram promovidas diversas atualizações envolvendo os Comandos da Aeronáutica e da Marinha. No caso do Comando da Aeronáutica, foram incluídos quadros de títulos para sete cargos, além da alteração dos pesos atribuídos aos eixos temáticos. Especificamente para o cargo de Tecnologista na especialidade Sistemas de Radar houve ampliação na lista de formações aceitas, incluindo agora também a Engenharia de Telecomunicações.

Já no Comando da Marinha, as especialidades dos cargos B4-03-L e B4-03-P passaram a abranger também a área de Telecomunicações, refletindo uma atualização tanto nos quadros de vagas quanto nos pesos dos eixos temáticos.

Outras alterações incluem a ampliação das áreas de mestrado aceitas para o cargo de Pesquisador na especialidade Ergonomia, e a redistribuição de vagas no quadro geral referente aos cargos de Analista de Ciência e Tecnologia – Engenharia Civil; Pesquisador – Engenharia de Segurança do Trabalho; Pesquisador – Engenharia Agronômica e Tecnologista – Engenharia Agronômica.

Atualizações no Bloco Temático 5

No bloco que abrange os cargos relacionados à Gestão Pública e Administração, foram promovidas alterações pontuais em nomenclaturas, critérios de habilitação e estrutura avaliativa.

Uma das principais mudanças foi a renomeação do Eixo Temático 1, que passa a se chamar “Seguridade Social”, substituindo a denominação anterior de “Gestão Governamental e Governança Pública: Estratégia, Pessoas, Projetos e Processos”.

No cargo de Profissional Técnico Superior I – Administração houve ajuste no peso atribuído ao Eixo Temático 5, nomeado Transparência, Proteção de Dados, Comunicação e Atendimento ao Cidadão. Também foram promovidas alterações nos pesos dos eixos temáticos para o cargo de Contador – Contabilidade, com destaque para os eixos relacionados à gestão, finanças públicas e transparência.

Já para o cargo de Analista do Seguro Social – Estatística, foi atualizado o local de exercício, que agora está especificado como Administração Central – Brasília/DF. Em relação ao cargo de Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica – Gestão Pública, a exigência de registro em conselho de classe foi excluída do edital, mantendo-se apenas a obrigatoriedade de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação.

Atualizações no Bloco Temático 8

No bloco da Saúde Pública e Pesquisa Biomédica foi promovida a substituição integral das atividades previstas para o cargo de Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica – Análises Clínicas e Citotécnica. A nova redação realinha as atribuições do cargo, especialmente em atividades relacionadas a diagnósticos laboratoriais, citotécnica, suporte técnico à pesquisa, garantia da qualidade laboratorial e ações de vigilância em saúde e ambiental.

Atualizações no Bloco Temático 9

No bloco de Infraestrutura e Regulação foram promovidas duas alterações. No cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil, a redação referente à aceitação de certificados de proficiência em língua inglesa foi corrigida, com a retirada da exigência de que os certificados tivessem sido emitidos nos últimos cinco anos. A alteração amplia o escopo de comprovação de conhecimento em inglês, beneficiando candidatos que possuem certificações válidas, ainda que mais antigas.

Já no cargo de Técnico em Atividades de Mineração – Geoprocessamento houve ampliação das formações aceitas, com a inclusão dos cursos técnicos em Geodésia e Cartografia e Geoprocessamento, o que contribui para uma maior diversidade de perfis profissionais habilitados a concorrer.

As retificações já estão disponíveis na íntegra no portal oficial de inscrições do CPNU 2: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 , que pode ser acessado também pelo site oficial do Concurso Nacional (https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional ). O MGI e a Enap reforçam a importância da leitura atenta do edital e das retificações, para que todas as pessoas interessadas possam participar do certame com segurança.

Inscrições terminam dia 20

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça que o período de inscrição no CPNU 2 vai até às 23h59 deste domingo, dia 20 de julho (horário de Brasília). Até lá, a pessoa candidata pode alterar a sua inscrição quantas vezes precisar, mesmo que já tenha efetuado o pagamento da taxa. Estão entre as opções que podem ser modificadas o Bloco Temático, os cargos e especialidades escolhidos, a ordem de preferência entre os cargos, o sistema de concorrência (ampla concorrência ou cotas), a cidade de realização das provas e a opção de atendimento especializado, se necessário.

Conforme detalhado no edital, não é necessário pagar novamente. O valor é automaticamente vinculado à última inscrição enviada e confirmada dentro do prazo, ou seja, até dia 20/7. É importante ressaltar que será considerada válida apenas a última inscrição confirmada no sistema até o fim do período de inscrição.  

Para as pessoas candidatas que ainda não realizaram o pagamento, a taxa poderá ser quitada até o dia 21 de julho. No entanto, as eventuais alterações na inscrição só poderão ser feitas até o encerramento do período de inscrições, ou seja, no domingo, dia 20 de julho.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos