Orzil News
Brasília, July 7, 2024 9:27 AM

Ministério das Comunicações participa de abertura de evento da Abrint 2024

  • #ministerio_das_comunicacoes
  • #abrint
  • #fust
Publicado em: 12/06/2024 17:06 | Atualizado em: 13/06/2024 08:06

No encontro com provedores de internet, em São Paulo, a pasta destacou os investimentos para fomentar a inclusão digital no país.

 

Design sem nome (10).jpg

(Foto: Divulgação)

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (12) que o futuro das telecomunicações no Brasil é promissor e a ampliação de infraestrutura nessa área é fundamental para impulsionar a inovação no Brasil.

“É meu papel como ministro que todos os brasileiros tenham acesso a serviços de telecomunicação de qualidade. Como ministro, reconheço a importância estratégica das telecomunicações para o desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil”, disse.

Juscelino Filho participou nesta quarta-feira (12) do Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Provedores (Abrint) em São Paulo, que é um dos maiores eventos de conectividade e internet da América Latina.

Em seu discurso, Juscelino Filho explicou como o Ministério das Comunicações já promoveu iniciativas para ampliação de conectividade a todos os brasileiros. Segundo ele, foi proposta uma alteração pontual na utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na modalidade do Benefício Fiscal. A medida vai permitir a aplicação de mais de R$ 1 bilhão, que podem conectar até 25 mil escolas públicas brasileiras.

“Os recursos que serão alocados em novos projetos de conectividade não apenas ampliarão a infraestrutura de telecomunicações, mas também possibilitarão a expansão da banda larga e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Isso também abrirá portas para inovação, educação, saúde, emprego e desenvolvimento em todas as esferas da sociedade”, afirmou o ministro.

O encontro com provedores de internet do Brasil também foi uma oportunidade para que o ministro das Comunicações falasse sobre desafios como a expansão da cobertura de banda larga em áreas remotas, o constante aprimoramento do ambiente regulatório para incentivar investimentos em infraestrutura e o estímulo à concorrência saudável entre os provedores de serviços.

“A segurança cibernética, a privacidade dos dados e a proteção dos consumidores são questões que exigem nossa constante atenção. Vamos trabalhar para que as políticas e regulamentações garantam um ambiente seguro e confiável para o uso das tecnologias”, destacou.

O ministro das Comunicações finalizou sua participação no evento da Abrint reforçando a importância de contínuo investimento em infraestrutura e inovação para garantir que todos os brasileiros estejam inseridos num país mais acessível e diante de uma concorrência saudável entre os provedores de serviços.

“Essas empresas estão na vanguarda da inovação tecnológica, implementando soluções como fibra óptica, redes sem fio de última geração e tecnologias de ponta para melhorar a qualidade e a velocidade das conexões de internet dos brasileiros. Juntos, podemos construir um Brasil mais conectado, inovador e inclusivo para todos os brasileiros”, concluiu.

O evento Abrint 2024 também contou com as presenças do secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, do diretor de Política Setorial, Juliano Stanzani, do presidente da Telebras, Frederico Siqueira além do presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira entre outros representantes das telecomunicações e provedores de internet.

Fonte: Ministério das Comunicações