Programa visa fortalecer a formação de professores na educação integral. Evento é voltado para instituições de ensino superior e demais interessados. Encontro será quarta (23), às 15h, pelo canal do MEC no YouTube.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza o Webinário de Lançamento do Edital nº 3/2025, que selecionará propostas de instituições de ensino superior para a formação inicial de professores, no contexto do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei). O evento ocorrerá na quarta-feira, 23 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, às 15h (horário de Brasília).
Voltado para as instituições de ensino superior e demais interessados na iniciativa, o webinário tem como objetivo apresentar e esclarecer os detalhes do edital, que selecionará propostas de cursos inovadores de licenciatura no âmbito do Prilei. A ação busca ampliar a oferta de formação para profissionais da educação que ainda não possuem curso superior ou que atuem em áreas diferentes de sua graduação, além de beneficiar estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes assumem o compromisso de realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino após a conclusão do curso.
Lançado em 2024 pelo MEC, o Prilei é operacionalizado por instituições de ensino superior – federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos – que ofertam cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares. Todos os cursos são presenciais e se articulam com a rede pública de ensino desde o início da formação, reforçando o compromisso com a educação básica.
As propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura apoiados devem estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos currículos e às matrizes curriculares das redes de ensino, aos projetos políticos pedagógicos das escolas e às orientações do Programa Escola em Tempo Integral.
O evento contará com a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt; da diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna; e da coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica substituta, Leda Regina Bitencourt da Silva.
Edital – O Edital nº 3/2025 foi publicado pelo MEC na última sexta-feira, 18 de julho, e visa selecionar propostas para a formação inicial de professores, com oferta de até 2.880 vagas presenciais em cursos de licenciatura. Os projetos apoiados pelo programa, previstos no edital, poderão ser desenvolvidos por até 18 instituições de ensino superior distribuídas pelas cinco regiões do país, organizadas em rede dentro de cada região. Caso uma região não conte com instituições de ensino superior de todos os segmentos, a instituição sede deverá articular a rede com instituições de outras regiões. De acordo com o edital, o coordenador do Comitê de Articulação da Formação Inicial Docente deverá estar vinculado à instituição sede da rede.
Poderão submeter proposta para a oferta de vagas em cursos de pedagogia e licenciaturas as instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atendam aos requisitos do edital.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação