Orzil News
Brasília, April 30, 2024 1:27 PM

Ações reforçam Plano de Combate ao Lixo no Mar

  • #mma
Publicado em: 24/06/2019 20:06 | Atualizado em: 24/06/2019 20:06

Desde o início de junho, mês do meio ambiente, MMA e parceiros nos estados e municípios se mobilizam em torno dos objetivos do plano que integra a Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana

Crédito: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul
São Francisco do Sul/SC: menos 800 kg de lixo na Baía Babitonga
São Francisco do Sul/SC: menos 800 kg de lixo na Baía Babitonga

Brasília – Ações em várias partes do país reforçam, desde o início de junho, mês do meio ambiente, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentro da Agenda Nacional de Qualidade Urbana Ambiental, uma das prioridades do ministério.

As ações, realizadas em parceria com estados, municípios, iniciativa privada e entidades da sociedade civil, buscam fazer a gestão adequada dos resíduos na zona costeiro-marinha, para proteger o meio ambiente, em especial a fauna e flora e a balneabilidade das águas, e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas.

Uma das ações foi realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro. Eles acabam de inaugurar o Espaço Convivência Sustentável (ECoS), no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul da cidade.

Com o compromisso de ser mais que uma instalação física, capaz de concentrar exposições e ações sobre temas relevantes para a sociedade, o ECoS visa promover a conscientização e o engajamento da sociedade sobre temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, assim como estimular o diálogo da população com a Seas e outros órgãos do governo do estado.

O espaço quer ainda mostrar que é necessário e possível mudar ações e hábitos cotidianos para construir um mundo melhor para todos. Nesse sentido, o ECoS disponibilizará a mostra sobre resíduos “Do Lixo ao Recurso”. A exposição busca engajar os cidadãos na mudança em relação aos resíduos – tema prioritário na agenda da Seas para esse ano, por meio do Programa FINS (Foco e Inovação, Seas).

Outro diferencial do local é o Ponto de Entrega Voluntária, instalado para promover o descarte correto de resíduos e o encaminhamento para reutilização e reciclagem. O ECoS está aberto ao público desde o dia 7 deste mês e funciona de sexta a domingo, das 9h às 16h.

No estado de Santa Catarina, houve também várias atividades. Em Itajaí, a Semana do Meio Ambiente teve como tema “Coleta Seletiva e Mares Limpos”. O evento contou com palestras, visitas monitoradas, plantio de árvores e coleta de resíduos eletrônicos. A iniciativa foi do Instituto Cidade Sustentável e integrou, também, a programação do aniversário de 159 anos da cidade.

No encerramento, no sábado (8), 60 mudas foram plantadas ao longo da extensão das avenidas Nilo Simas e Contorno Sul. A expectativa é que, até o fim do mês, sejam plantadas 400 mudas de espécies nativas.

O objetivo dessa atividade é sensibilizar a população quanto à destinação adequada dos resíduos, que não podem ser recolhidos pelo serviço de coleta de lixo sólido comum. A ideia é reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente.

Em Itapoá (SC), durante a Semana do Meio Ambiente, foram realizadas palestras nas escolas da rede pública de ensino sobre o tema Gestão de Resíduos e Combate ao Lixo no Mar.

No Dia dos Oceanos, 8 de junho, foram promovidos mutirões de limpeza nas ilhas da Baía de Babitonga, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Sul, e mutirão de limpeza de rio e praia. A atividade ganhou o nome de “Um Dia no Rio”.

O mutirão de limpeza realizado na Prainha da Barra e no rio Saí Mirim durou uma hora e reuniu 35 voluntários. Foram coletados 153 quilos de resídos em 1,2 quilômetros do rio e 800 metros da faixa de areia.

As ações fazem parte do planejamento estratégico do Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar de Itapoá, resultado da adesão à Campanha Mares Limpos, da ONU, assinada em 2018 e que está em conformidade com as ações do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, do Ministério do Meio Ambiente.

Em São Francisco do Sul (SC), o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi celebrado simbolicamente com a retirada de 800 quilos de resíduos coletados na ação integrada de limpeza de oito ilhas da Baía Babitonga. A iniciativa, além de estar sintonizada com o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, do MMA, fez parte do Plano de Ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na campanha Mares Limpos.

Já no litoral de Pernambuco, atividades de limpeza ocorrem durante todo este mês nas praias dos Carneiros e de Tamandaré. Já estão programadas para o início de julho ações de sensibilização, distribuição de sacolinha de lixo biodegradáveis e instalação de lixeiras. O objetivo é sensibilizar os turistas e veranistas que frequentam as praias durante o mês de férias.

Em Tamandaré, as campanhas de limpeza de praias são realizadas periodicamente com apoio do Centro Nacional de Pesquisa da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do MMA, do Movimento Voluntários do Planeta, que atua em cinco municípios da APA de Guadalupe, da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros, da Associação do Turismo de Tamandaré, do Instituto Recifes Costeiros, do Instituto Meros do Brasil e da UFPE, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De janeiro a maio deste ano, foram coletadas mais de três toneladas de lixo, distribuídas mais de 10 mil sacolinhas e instaladas cerca de 40 lixeiras. O Cepene e a UFPE fizeram um trabalho de triagem do material e constataram a grande presença de plástico e lixo oriundos das vias urbanas, além do lixo convencional produzido pelos frequentadores das praias.

Segundo os gestores locais, as campanhas de limpeza de praia são importantes, mas o foco principal é a ação preventiva de sensibilizar as pessoas a mudar de hábito e não jogar lixo na praia nem nas ruas. Entre as ações já realizadas, neste mês do meio ambiente, estão as visitas de alunos da rede público à Reserva Biológica de Saltinho, à central de reciclagem de Tamandaré e ao Aterro Sanitário.

A programação da agenda ambiental será estendida até novembro com atividades de exibição do Cine Baluarte, no Forte de Tamandaré e na Praça da Juventude, oficinas de papel reciclado nas escolas do município, palestras e visitas no manguezal e nos estuários no barco-escola.

Além das atividades apoiadas pelo Ministério do Meio Ambiente, houve outras promovidas pelos municípios. Um mutirão em Santos retirou 1,4 mil quilos de lixo de manguezal em Santos, no litoral paulista. Cerca de 60 voluntários participaram da iniciativa, capitaneados pelo Instituto Ecofaxina. Ações como essa são realizadas mensalmente na Baixada Santista. Em mais de dez anos, o projeto já retirou 54 toneladas de lixo de praias de áreas de mangue.

Confira, a seguir, o resumo de atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente entre 3 e 9 junho, ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), em vários municípios:

Munícipios: Cascavel e Beberibe – CE
Entidade responsável: Movimento Onda Praia Limpa
Ação: Em Cascavel, ocorreu mutirão de limpeza em três praias simultaneamente. Na Caponga, o trabalho foi liderado pelo Grupo Caponga Viva e pelo projeto surf escola. Foram recolhidos principalmente tampinhas de refrigerantes, latinhas e papéis.

Munícipio: Fortaleza – CE
Entidade Responsável: Instituto VerdeLuz
Ação: Ação de limpeza de trecho da Praia de Iracema por grupos de voluntários, marca Dia Mundial dos Oceanos, cerca de 30 voluntários recolheram pontas de cigarro, canudos e copos plásticos, garrafas de vinho, chinelo e até fragmentos de material hospitalar.

Munícipio: Recife- PE
Entidade Responsável: Projeto EducaOcean – UFPE
Ação: Mutirão de limpeza reuniu voluntários para fazer a limpeza da orla, neste sábado (8), no Pina, na Zona Sul do Recife.

Munícipios: Salvador- BA
Entidade Responsável: Prefeitura de Salvador
Ação: Conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente, através de oficinas, palestras e outras atividades.

Munícipio: Rio de janeiro- RJ
Entidade Responsável:
Ação: Mutirão de limpeza subaquática na Praia Vermelha (02/06) para retirar pedaços de plástico e restos de material de pesca, além de atividades previstas na Prainha e Recreio ao longo da semana de 03/06 a 09/06.

Munícipio: Duque de Caxias – RJ
Entidade Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias
Ação: o Projeto EDUC —iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — realizará uma palestra e diversas oficinas, com foco na conservação ambiental.

Munícipio: Rio de Janeiro – RJ
Entidade Responsável: Corona
Ação: Ação de combate ao lixo plástico nos oceanos realizada na Praia do Pontal, no Recreio, Zona Oeste do Rio.

Munícipio: Macaé- RJ
Entidade Responsável: Estudantes universitários de Macaé
Ação: Mutirão de limpeza no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no sábado (8), em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos.

Munícipio: Guarujá -SP
Entidade Responsável: Sedel
Ação: Palestras e atividades de educação ambiental incluindo a limpeza da praia de Pitangueiras pela Sedel no dia 03/06.

Munícipio: Balneário Camboriú – SC
Entidade Responsável: Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Ação: Diversas ações de conscientização ambiental entre elas o lançamento e entrega do material educativo sobre o lixo no mar.

Munícipios: Joinville, Itapoá, Barra do Sul e São Francisco do Sul (Ilhas da Babitonga) – SC
Entidade Responsável: Semana Municipal do Meio Ambiente
Ação: Mais de 800 kg de lixo recolhidos no mutirão de limpeza das ilhas da Babitonga, no dia 5. Cerca de cem pessoas participaram, envolvendo representantes dos municípios de Joinville, Itapoá, Barra do Sul e São Francisco do Sul.

Munícipio: Pontal do Paraná- PR
Entidade Responsável: ONG Parceiro do Mar
Ação: Mutirão recolhe 350 quilos de lixo e dezenas de sacos de resíduos são retirados do fundo do mar na limpeza subaquática em Currais. A limpeza ocorreu em cinco balneários de Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema, Leblon, Santa Terezinha e Pontal do Sul) e duas praias da Ilha do Mel.

Munícipios: Garopaba – SC
Entidade Responsável: Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC)
Ação: Mutirão de limpeza na Praia do Centro Histórico de Garopaba. Em apenas 100 metros de praia, 62 voluntários coletaram 345 quilos de resíduos como pneus, pedaços de redes de pescas, artefatos de pesca, vidros, embalagens plásticas e pontas de cigarro.

Munícipio: Ubatuba – SP
Entidade Responsável: Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta
Ação: Ciclo de palestras, exposição de painéis e atividades culturais.

Munícipio: Caraguatatuba – SP
Entidade Responsável: Prefeitura de Caraguatatuba
Ação: Mutirão de limpeza de praia recolhe 135 quilos de resíduos com cerca de 54 voluntários.

Munícipio: Caraguatatuba – SP
Entidade Responsável: Prefeitura de Caraguatatuba
Ação: Mutirão de limpeza de praia recolhe 135 quilos de resíduos com cerca de 54 voluntários.

Ascom MMA – (61) 2028-1227 – com informações de estados e municípios

[show_course id=”834,835″]