Orzil News
Brasília, April 3, 2025 10:14 PM

Advocacia-Geral da União inaugura nova sede no Bairro do Recife

  • #orzil
  • #noticias
  • #inovacao
  • #sustentabilidade
  • #recursos_publicos
  • #planos_de_trabalho
  • #acordo_dos_predios_caixao
  • #bairro_do_recife
  • #centro_historico_do_recife
  • #consultoria_juridica_da_uniao
  • #economia_anuais
  • #escola_superior_da_agu
  • #gestao_eficiente
  • #novo_endereco_agu
  • #ntegracao_da_agu
  • #procuradoria_regional_da_uniao
  • #procuradoria_regional_federal
  • #revitalizacao_do_moinho_recife
  • #superintendencia_regional_de_administracao
  • #transformacao_da_advocacia_publica
Publicado em: 02/04/2025 09:04

Integração das unidades da AGU no mesmo endereço vai gerar economia anual de R$ 4 milhões

A Advocacia-Geral da União (AGU) ganhou novo endereço na capital pernambucana, no histórico Bairro do Recife, onde a cidade nasceu. Inaugurada na manhã desta terça-feira (1º/04) com a presença do advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, a nova sede integra, num só local, a Procuradoria Regional da União e Procuradoria Regional Federal na 5ª Região (PRU5 e PRF5), a Consultoria Jurídica da União no Estado de Pernambuco, a Escola Superior da AGU na 5ª Região e a Superintendência Regional de Administração da AGU na 5ª Região.

“Hoje é um dia de muita festa nesta casa. O sonho que nós realizamos hoje não foi fácil e envolveu a dedicação de muitas pessoas, dirigentes, membros, servidores e colaboradores, aos quais agradeço. Um sonho baseado num modelo de gestão que inclui a readequação de nossos espaços físicos e a transformação para uma advocacia pública engajada, e não burocrática, servindo e defendendo a democracia, cuidando e executando as políticas públicas para o bem do nosso povo”, afirmou o ministro Jorge Messias.

“Como pernambucano e recifense orgulhoso, estou muito feliz de inaugurar essa sede da AGU, que eu batizo agora de ‘sede Marco Zero’. Porque daqui vêm grandes soluções para todo o Brasil. Como nos lembra Cícero Dias, ‘eu vi o mundo e ele começava no Recife’. Foi das mãos criativas e valorosas dessa nossa equipe que conseguimos tecer os mais difíceis acordos, que inspiraram outras conquistas celebradas pela AGU no país. Cito os acordos sobre os prédios-caixão, o Parque da Jaqueira, Fernando de Noronha, a Vila Aeroporto, a cessão dos prédios do IBGE e INSS para moradia popular, entre outros que proporcionaram soluções para problemas que ser arrastavam há anos, alguns há décadas”, disse Messias.

Antes da cerimônia de inauguração, o ministro percorreu a nova sede acompanhado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do prefeito do Recife, João Campos; da vice-presidente TRF5, desembargadora Joana Carolina; da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), ⁠Ingrid Zanella; ⁠e do secretário-geral de Consultoria da AGU, Flavio Roman.

As novas instalações ocupam três andares do Moinho Recife Business & Life, prédio revitalizado do antigo Moinho Recife S/A, primeira fábrica de farinha no Nordeste, criada em 1914, e a maior da região até a década de 40. A edificação passou por revitalização, preservando características originais da estrutura fabril e dos silos.

Além de proporcionar a integração das unidades da AGU no Recife pela primeira vez no mesmo endereço, a mudança vai gerar uma economia anual de mais de R$ 4 milhões em locação, serviços e manutenção predial. Desde 2011, a AGU ocupava dois edifícios no bairro do Pina, zona sul da capital. Anteriormente, funcionara em prédios nos bairros da Boa Vista e do Espinheiro.

Centro histórico

A mudança também se insere no programa municipal Recentro, que incentiva empresas e instituições a se instalarem nas áreas central e histórica do Recife. A nova sede tem localização privilegiada, estando próxima ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), à Prefeitura do Recife, secretarias de Estado e Porto Digital, hub de empresas de tecnologia da informação.

As unidades da AGU na nova sede estão distribuídas por uma área de 5.398,95 metros quadrados. Os espaços de trabalho são abertos, facilitando o fluxo de informação, a comunicação e o ambiente colaborativo entre as equipes. A sede conta ainda com auditório para 128 pessoas, sala de amamentação e acesso via reconhecimento facial.

“Temos, nesta sede no Recife, uma estrutura mais moderna, mais eficiente e melhor preparada para enfrentar os nossos desafios cotidianos e oferecer os serviços públicos à sociedade. Além disso, revela também o compromisso da AGU com o projeto de política pública de resgate do centro histórico do Recife”, disse o secretário-geral de Consultoria da AGU, Flavio Roman.

“A nova sede foi projetada com foco na sustentabilidade e no bem-estar das equipes, incorporando ventilação natural, iluminação eficiente, aproveitamento da água da chuva e até uma usina fotovoltaica. É a AGU mostrando que é possível aliar responsabilidade fiscal à responsabilidade ambiental”, afirmou Roman, destacando os resultados expressivos da 5ª Região. A PRU5 e a PRF5 alcançaram, em 2025, as segundas maiores taxas de sucesso judicial entre as regionais da AGU, com 73,5% e 66,4%, respectivamente.

O prefeito de Recife, João Campos, ressaltou a importância da vinda da AGU para a área histórica da capital. “Para a gente que vive no Recife, esse espaço tem um peso muito especial. Somos uma terra de superlativos e é uma alegria ver a AGU ocupar o maior retrofit do Nordeste brasileiro”, afirmou o prefeito, ressaltando que os acordos celebrados com a AGU são resultado de decisões extremamente importantes e que mudam a vida das pessoas. O prefeito aproveitou a cerimônia de inauguração para entregar ao ministro Jorge Messias a medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou a importância da advocacia pública para a execução das políticas públicas, como no caso dos prédios-caixão, no qual o Governo do Estado tem a responsabilidade retirar as pessoas, demolir os prédios e dar uma destinação adequada às áreas. “Sou procuradora do Estado há 20 anos e sou muito grata pela visão de mundo que só a advocacia pública pode nos entregar a respeito do poder público e do funcionamento do ordenamento jurídico brasileiro”, falou Raquel Lyra. Ela anunciou a construção de um Batalhão da Polícia do Turista próximo ao Porto do Recife e à nova sede da AGU, de forma a trazer mais segurança para a região.

Posse

A cerimônia de inauguração também marcou a posse da nova procuradora-regional da União na 5ª Região, Maria Carolina Scheidegger Neves. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Público pela mesma instituição, Maria Carolina é advogada da União há 20 anos e exercia a função de coordenadora-regional de Patrimônio e Meio Ambiente da PRU5.

“Assumo o cargo com imensa honra e profundo senso de responsabilidade. Este é um momento de grande significado para mim, não apenas pelo desafio que se apresenta, mas também pelo marco que representa: após 18 anos, uma mulher volta a chefiar esta procuradoria, e pela primeira vez, uma advogada pública de carreira” disse a nova chefe da PRU5.

“Não é fácil conciliar um cargo desafiador como este com as demais obrigações da vida pessoal, mas não é só por mim que o faço, faço por cada advogada, cada mulher aqui presente e especialmente por minhas filhas e nossas filhas, para que elas tenham certeza de que nós mulheres podemos chegar onde quisermos”, afirmou a procuradora-regional.

Ela agradeceu aos seus antecessores – o ex-procurador-regional da 5ª Região, Jefferson dos Santos Vieira, e a ex-subprocuradora-regional, Alynne Andrade Lima – e afirmou que a PRU5 continuará sendo um espaço de compromisso, ética e dedicação ao serviço público: “Trabalharei com determinação para fortalecer nossa atuação e garantir que nossa instituição siga sendo referência na defesa do Estado democrático de direito”, disse.

Homenagens

Durante a solenidade, o ministro Jorge Messias entregou uma placa em homenagem ao consultor jurídico da União em Pernambuco, Luciano Cavalcanti Batista, pelos valorosos serviços prestados ao Estado e à sociedade brasileira ao longo de sua carreira. Ele é o titular da CJU em Pernambuco desde o ano de 2005.

Jorge Messias também registrou um agradecimento especial aos servidores da AGU. “Faço uma homenagem ao papel dos servidores administrativos na vida da nossa instituição na pessoa da servidora Gigiane Mendes, que recentemente perdeu a sua mãe, mas não deixou de estar conosco aqui hoje trabalhando, cooperando para que este sonho fosse uma realidade” disse o ministro.

Frevo

Os convidados para a inauguração foram recebidos com orquestra de frevo e passistas e, ao final da solenidade, houve apresentação da Escola de Frevo do Recife, ao som da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste, que também executou o hino nacional na abertura do evento.

Desembargadores, representantes de instituições federais, reitores de universidades, secretários de Estado e municipais, deputados, autoridades militares e civis prestigiaram a solenidade, no auditório do Moinho Recife Business & Life. Entre os dirigentes da AGU, estiveram presentes ainda: o adjunto do Advogado-Geral da União, Junior Fideles; o consultor-geral da União, Andre Dantas; a secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo; a secretária-geral de Administração, Elisa Malafaia; o subprocurador-geral federal, Igor Lourenço; o subprocurador-geral da União, Flávio Tenório; o procurador federal Bruno Portela, coordenador do Laboratório de Inovação da AGU; o consultor jurídico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Victor Cravo; o consultor jurídico do Ministério da Educação, Rodolfo Cabral; o procurador-regional federal da 5ª Região, Luiz Henrique Diniz;  o diretor da Escola Superior da AGU na 5ª Região, Artur Albuquerque da Costa Lins; o procurador-regional da Fazenda Nacional na 5ª Região, Alexandre Freire; o procurador-regional do Banco Central na 5ª Região, Marcelo Labanca, e a superintendente substituta de Administração da 5° Região, Ivana Barros.

TRF5

Na noite de segunda-feira (31/03), o ministro Jorge Messias participou da posse da nova mesa diretora do TRF5 para o biênio 2025-2027, composta pelos desembargadores federais Roberto Machado, Joana Carolina e Leonardo Resende, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-regional. A solenidade ocorreu no Salão do Pleno do TRF5, no Bairro do Recife.

Fonte: Advocacia-Geral da União