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Anvisa aprova Plano de Gestão Anual para 2023

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Publicado em: 27/12/2022 11:12

O instrumento aprovado consolida o planejamento anual da Agência.

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, em reunião realizada no dia 14 de dezembro, o novo Plano de Gestão Anual (PGA) para o ano de 2023. O PGA é o instrumento consolidado de planejamento anual da Agência, que apresenta o desdobramento da sua estratégia com uma visão de curto prazo.     

O novo plano possui 33 resultados-chave (Key Results – KRs), distribuídos nas seguintes categorias:  49% na de fiscalização, 36% na administrativa e 15% na operacional finalística. Além disso, também conta com a previsão orçamentária de R$ 822.399.196, com estimativa do cronograma de desembolso financeiro mensal das despesas discricionárias, e a Agenda Regulatória.  

As propostas do PGA 2023 estão alinhadas ao Plano Estratégico (PE 2020-2023) da Agência e aos demais instrumentos de gestão da Administração Pública Federal de médio e longo prazo, como o Plano Plurianual (PPA 2020-2023), o Plano Nacional de Saúde (PNS 2020-2023), a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD 2020-2031) e o Índice Integrado de Governança e Gestão (IGG) utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  

O Plano também está alinhado com estratégias globais de médio e longo prazo, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030) e os critérios do Global Benchmarking Tools (GBT), utilizados para reconhecimento de autoridades regulatórias de referência internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).   

O PGA 2023 cumpre com os dispositivos da Lei 13.848/2019, que trata da gestão, da organização, dos processos regulatórios e do controle social das agências reguladoras brasileiras.    

Destaca-se, ainda, que o foco em resultados-chave possibilita a construção de planos de ação e tarefas nas unidades, facilitando as discussões relacionadas ao Programa de Gestão Orientada para Resultados (PGOR) no âmbito da Anvisa.  

Metodologia      

Para a elaboração do PGA 2023 foi utilizada a metodologia de objetivos e resultados-chave (Objectives and Key Results – OKR). Essa abordagem contribui para o alinhamento interno, o engajamento e o foco em resultados de curto prazo. Além disso, possibilita maior transparência e visibilidade na contribuição de cada unidade para o desempenho estratégico institucional, ao mesmo tempo em que permite maior flexibilidade ao planejamento.  

Processo de elaboração       

A construção do PGA 2023 teve início em setembro de 2022 e consistiu na realização das seguintes atividades: 

  • reuniões de alinhamento com a alta administração para captação dos principais direcionamentos;  
  • oficinas com os gestores das áreas para repasse do processo de construção e das diretrizes metodológicas;  
  • mentorias com as áreas técnicas para construção dos resultados-chave. 
  • reunião com o Comitê Gestor da Estratégia (CGE) para validação dos KRs propostos e alinhamento com as áreas responsáveis pelo planejamento orçamentário e regulatório; 
  • reuniões com as Diretorias para apresentação dos KRs e validação final da proposta.     

Clique aqui e acesse a íntegra do Plano de Gestão Anual para 2023. 

Fonte: Anvisa


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O Sistema de Gestão de Parcerias da União (Sigpar) foi instituído pelo Decreto nº 11.271/2022, publicado em dezembro de 2022, no Diário Oficial da União (DOU). O Sigpar passa a ser o sistema estruturador das atividades de planejamento, coordenação, orientação e gestão das parcerias que contam com recursos da União, tendo a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) como órgão central.

Já o sistema estruturante, que é a ferramenta tecnológica em si, passa a se chamar Transferegov.br, em substituição ao nome Plataforma +Brasil. A alteração do nome busca atender aos requisitos do padrão gov.br, bem como deixar mais intuitiva a relação entre a marca e o tema Transferências.

O acesso ao Transferegov.br será realizado por meio de sítio eletrônico específico, que terá o endereço posteriormente divulgado pelo Ministério da Economia.

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. +Recente Atualização: 2023.

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Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+


Termo de Execução Descentralizada – TED e Plataforma +Brasil/Transferegov.br

08 e 09 de fevereiro de 2023
17 e 18 de abril de 2023
29 e 30 de maio de 2023

08h00 às 17h00

Carga Horária: 16 horas
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Correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução de políticas públicas do Governo Federal. Inclui novo Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020 e o novo módulo do TED na Plataforma +Brasil.


A Nova Legislação e Gestão de Convênios

16 e 17 de fevereiro de 2023
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08h00 às 17h00
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Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED)

07 e 08 de fevereiro de 2023
10 e 11 de abril de 2023

08h00 às 17h00

Carga Horária: 16 horas
Presencial em Brasília – DF. Conteúdo Completo+
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Emendas Parlamentares e a Nova PI 1965/2022

30 e 31 de janeiro de 2023
09 e 10 de março de 2023
08 e 09 de maio de 2023

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Elaboração e Análise de Projetos 

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Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise (A Nova PI ME/CGU Nº 5.546 e Nº 5.548/2022)

01, 02 e 03 de fevereiro de 2023
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08h00 às 17h00
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Fiscalização e Acompanhamento de Convênios

20 e 21 de março de 2023

08h00 às 17h00
Carga Horária: 16 horas
Presencial em Brasília – DF. Conteúdo Completo+
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A Nova Legislação de Tomada de Contas Especial (TCE)

09 e 10 de março de 2023

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Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho com prática na Plataforma +Brasil (Transferegov.br)

12 a 14 de abril de 2023
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A Trilha do Conhecimento:

Apresentação dos Cursos:

Aula: Gerenciamento de Perfis na Plataforma +Brasil