O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, nesta terça-feira (6), da inauguração do Laboratório Multiusuário de Tecnologias Imersivas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A estrutura, instalada no Instituto de Informática (INF) e vinculada ao Centro de Competência Embrapii AKCIT, é uma das mais bem equipadas da América Latina nas áreas de tecnologias imersivas, inteligência artificial e computação de alto desempenho.
Representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SETAD/MCTI), participaram da visita o diretor do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, Hugo Valadares, a coordenadora-geral, Eliana Emediato, o diretor, Daniel Bozon, além Everton Gousand e Ulisses Rosa também da secretaria. A agenda faz parte do acompanhamento técnico promovido pela Embrapii aos centros de competência financiados por meio dos Programas Prioritários da Lei de TIC.
Durante a cerimônia de inauguração, Hugo Valadares destacou o papel estratégico do Centro AKCIT e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG) no fortalecimento da política nacional de transformação digital.
“O que vimos em Goiânia é resultado concreto de uma política pública que conecta governo, academia e setor produtivo. O Centro AKCIT está na vanguarda das tecnologias imersivas e da inteligência artificial, e representa o tipo de infraestrutura científica que queremos multiplicar no Brasil. Investir nesses centros é investir em inovação com propósito, que melhora a vida das pessoas e prepara o país para os desafios da transformação digital”, afirmou Valadares.
O novo laboratório reúne equipamentos de última geração, incluindo um cluster com 56 computadores de alta capacidade de processamento. A estrutura está preparada para atender projetos de metaverso, aplicações em web 3.0, robótica e computação de alto desempenho, beneficiando cursos como Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.
Para o diretor do Instituto de Informática da UFG, Eliomar Araújo de Lima, o laboratório marca um novo momento para a universidade. “Este laboratório é um marco para a nossa instituição. A partir de agora, toda a comunidade poderá fazer uso desse espaço. Ele proporciona um importante equipamento para a realização das atividades de ensino dos nossos cursos, além de abrir novas possibilidades para projetos de pesquisa e inovação com alto impacto”, destacou.
O Centro AKCIT integra o ecossistema do CEIA-UFG, reconhecido como a principal referência latino-americana na área. Com apoio do MCTI, da Embrapii, da Fapeg e do Governo de Goiás, a iniciativa reforça o papel da ciência como motor do desenvolvimento no estado e em todo país.