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Brasília, July 3, 2025 10:43 AM

Auditoria da CGU leva à revisão de pregão milionário de tecnologia

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Publicado em: 02/07/2025 11:07

Relatório de auditoria consolida os resultados da avaliação preventiva do processo de contratação de desktops e notebooks como serviço para a administração pública federal.

O trabalho realizado pela Coordenação-Geral de Auditoria de Tecnologia da Informação (CGATI) teve como foco o planejamento do Pregão Eletrônico nº 90011/2024, no valor estimado de R$ 485.939.036,64. Como resultado das recomendações formuladas no relatório, a unidade auditada informou a revogação do certame, visando reavaliar o processo com suporte da SGD/MGI antes de dar continuidade a uma nova contratação.

Na auditoria, a CGATI realizou a análise técnica dos documentos-chave da contratação, tais como o Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Mapa de Gerenciamento de Riscos, promovendo a identificação de fragilidades e propondo aperfeiçoamentos. O trabalho contou com o apoio da ferramenta ALICE (Analisador de Licitações, Contratos e Editais).

Entre os principais pontos destacados no relatório, estão a necessidade de:

• participação ativa da Secretaria de Governo Digital (SGD/MGI) no planejamento da licitação;
• realização de análise comparativa de custos entre o modelo PCaaS e a compra tradicional de equipamentos;
• reforço nos requisitos de Segurança da Informação e Privacidade (SIP);
• e inclusão de riscos relacionados à execução contratual.

De acordo com a coordenadora-geral da CGATI, Emanuelle Monteiro Silva Dayrell, esse trabalho de auditoria preventiva foi importante porque foram identificadas várias fragilidades no processo de planejamento de uma grande contratação centralizada de TI antes que ela ocorresse.

“Um dos pontos principais refere-se à ausência de participação da SGD nessa compra centralizada. Tal unidade, como órgão central do SISP, além de possuir bastante conhecimento sobre as necessidades de TI dos órgãos, também é a normatizadora/orientadora em assuntos de gestão de recursos de tecnologia da informação do Poder Executivo Federal. Dessa forma, a sua participação ativa nos processos de planejamento das compras centralizadas de TIC é de suma importância para que ocorra uma contratação eficiente para a Administração Pública Federal”, disse ela.

Fonte: Controladoria-Geral da União