O programa fechou o ano de 2024 com números expressivos de inscrições e certificados emitidos.
Brasília (DF) – O Programa Nacional de Capacitação das Cidades, o Capacidades, fechou o ano de 2024 com mais de 50 mil inscrições e cerca de 17 mil certificados emitidos. O portal promove, organiza e apoia ações de capacitação de gestores públicos, como cursos síncronos e assíncronos, na modalidade de educação a distância e autoinstrucionais. Além de eventos, como webinários, seminários, oficinas e congressos, todos voltados ao desenvolvimento institucional e à modernização administrativa.
Com a recriação do Ministério das Cidades, em 2023, o Capacidades passou por uma reformulação, pensando em abordar o planejamento urbano de maneira integrada. Isso envolve desde colaborações e conversas com entidades que atuam no espaço urbano até a promoção de resiliência e sustentabilidade por meio de iniciativas e interações inteligentes.
Dois servidores da Prefeitura de Porto Velho são exemplos de como o Capacidades pode funcionar na prática. Marvin Farias, do Setor de Geoprocessamento, e Ainara Varjão, do Departamento de Pesquisa e Estatística, participaram das aulas disponíveis no curso de Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).
“Nesse curso, aprendemos técnicas, conceitos e conhecimentos específicos, todos voltados para o Cadastro Territorial Multifinalitário”, disse Marvin. “O curso do Capacidades me permitiu a aplicação das funcionalidades do CTM nas estatísticas e indicadores do nosso municípios”, completou Ainara.
Nas áreas de ambos os gestores, saber operar com os dados do Cadastro Territorial Multifinalitário é valioso, porque a ferramenta integra informações geoespaciais e administrativas em uma única base digital. Ela reúne diferentes tipos de conhecimentos, como o tipo do solo, propriedades, infraestrutura e recursos naturais, para atender às demandas das administrações públicas e, naturalmente, da população.
Para mais informações, acesse o site do Portal Capacidades e confira os cursos disponíveis.
Fonte: ministerio das cidades.