Ferramenta foi destaque em Workshop na Colômbia, em Cartagena. Evento discutiu o combate à corrupção em projetos públicos de infraestrutura
Diretora Regina Lemos durante apresentação do Obrasgov.br em workshop na Colômbia, em Cartagena.
As estratégias e as boas práticas anticorrupção em infraestrutura foram tema de um workshop realizado, nesta semana, em Cartagena, na Colômbia, com a participação da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Na oportunidade, foi apresentado, a autoridades de vários países participantes, o Obrasgov.br, a plataforma de Cadastro Integrado de Projetos de Investimento do Governo Federal. A ferramenta já foi reconhecida internacionalmente como boa prática de transparência e planejamento de obras públicas, e em Cartagena foi ainda mais disseminada.
A diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União (DTPAR) da Seges, Regina Lemos de Andrade, considera que o feedback dos participantes em relação ao Obrasgov.br foi positivo.
“Eventos como esse nos dá oportunidade de coletar outras boas práticas para melhorarmos ainda mais nossas ferramentas e governança. A facilidade do uso foi um dos pontos mais elogiados do Obrasgov.br. Atribuo esse fato ao desenvolvimento colaborativo da ferramenta por meio da rede de parcerias como fator fundamental para o sucesso e a adesão da ferramenta”, destaca Regina.
O especialista em Políticas de Integridade e Contratação Pública e diretor de Governança Pública da OCDE, Jacobo Garcia Villareal, agradeceu a participação da delegação brasileira, formada pela Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, pelo Tribunal de Contas da União e pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional.
“A apresentação do portal Obrasgov.br no workshop sobre estratégias e boas práticas contra a corrupção nas infraestruturas foi muito ilustrativa de uma ferramenta amigável para tornar os projetos transparentes e confiáveis aos cidadãos”, ressaltou Villareal.
Da esquerda para a direita, Guilherme Souto, assessor de Controle Externo do TCU, Carolina Carballido, corregedora da Enbpar, Jacobo Garcia Villareal, Diretor de Governança Pública da OCDE, Thaisa Faria, assessora internacional da SEGES/MGI e Regina Lemos de Andrade, diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União/SEGES/MGI
Obrasgov.br
O Obrasgov.br é uma plataforma de Cadastro Integrado de Projetos de Investimento do Governo Federal (CIPI) que acompanha o cadastro e execução de obras com a participação do Governo Federal, de acordo com as exigências de acórdãos do Tribunal de Contas da União e em atendimento à demanda da sociedade por informações claras, atualizadas e centralizadas. Por isso, os principais valores do sistema são o controle social e a transparência.
Atualmente, mais de 10 órgãos possuem integração ao Obrasgov.br e seis estados brasileiros também o utilizam. Na plataforma, é possível localizar investimentos com recursos federais a partir de filtros de pesquisa, conhecer a localização de cada um destes investimentos e sua situação, o volume de recursos empregados, além de auxiliar na fiscalização e interagir com os gestores responsáveis pelas políticas executadas.
Para conhecer mais sobre a solução tecnológica, acesse https://www.gov.br/transferegov/pt-br/obrasgov.
A cartilha para adesão pode ser encontrada em https://www.gov.br/transferegov/pt-br/obrasgov/doc/cartilha-adesao.pdf.
Obrasgov.br com melhor navegabilidade no Acesso Livre
Foram realizadas melhorias de navegabilidade no ACESSO LIVRE do Obrasgov.br.
Entre as evoluções do Obrasgov.br, podemos citar:
- Gravar notificações no mural e avisos; e
- Ao clicar sobre a intervenção na pesquisa do mapa, já redireciona para a Visão Geral da intervenção;
- Visão Geral permite a navegação, de forma direta, entre os dados de execução física, financeira, licitações e contratos.
Veja um exemplo na ilustração abaixo:
É possível acessar as informações dos investimentos em infraestrutura com novas melhorias em: obrasgov.sistema.gov.br, partir deste 22 de dezembro.
O Obrasgov.br reúne informações acerca da geolocalização dos investimentos e permite se integrar aos demais sistemas de acompanhamento, controle e fiscalização, otimizando, assim, o acesso dos cidadãos a informações e fortalecendo a transparência no que se refere ao uso racional dos recursos públicos.
É um importante instrumento de melhoria da governança dos investimentos federais em infraestrutura, por meio do acompanhamento e do monitoramento da execução dos investimentos em projetos de infraestrutura do Governo Federal. União, Estados, Distrito Federal e Municípios podem cadastrar investimentos em infraestrutura com recursos próprios no Obrasgov.br por meio de manifestação formal de sua adesão.
fonte Transferegov