Orzil News
Brasília, April 30, 2024 7:15 AM

Censipam lança aplicativo para equipes da Operação Verde Brasil 2

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 10/07/2020 10:07

Brasília (DF), O registro das ações de combate ao desmatamento, queimada, garimpo, pistas de pouso irregulares e outras ocorrências na Amazônia agora contam com o auxílio do aplicativo Verde Brasil. A ferramenta foi lançada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

MD_NOTICIAS_20200709_NOT01_F01.jpeg

A tecnologia permite que os agentes e militares participantes da operação enviem fotos e outros detalhes dos locais em que estejam atuando. O aplicativo captura automaticamente a localização da foto, facilitando a identificação do local reportado.

Caso a região não tenha conexão à internet, a ocorrência fica armazenada e o envio pode ser feito posteriormente. O usuário tem a possibilidade de acompanhar o histórico de ocorrências e editar as informações antes do envio definitivo.

“Com essa ferramenta, teremos um feedback importante das equipes em campo. Os registros vão compor um banco de dados muito valioso para o planejamento e para a coordenação das ações da Operação Verde Brasil”, afirmou o diretor de produtos do Censipam, Rafael Costa.

MD_NOTICIAS_20200709_NOT01_F02.jpeg

O aplicativo Verde Brasil é voltado para militares das Forças Armadas, polícias civis e militares e servidores de agências e órgãos de fiscalização e proteção ambiental com atuação na operação. Para utilizar a ferramenta, o agente ou militar deverá realizar um cadastro no aplicativo.

A nova ferramenta está disponível para download na plataforma Android. A versão para iPhone será lançada em breve.

Baixe agora o aplicativo na Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sipam.verdebrasil

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 10 de junho, a GLO foi renovada até 10 de julho, por meio do decreto 10.394.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Fonte: Willian Cavalcanti
Fotos: divulgação Censipam

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
[show_course id=”928,929″]
[show_course id=”938,945″]