Atualização do sistema Compras.gov.br permite reutilizar pesquisas entre órgãos e garantir mais alinhamento com os preços praticados no mercado.
O módulo Pesquisa de Preços do sistema Compras.gov.br acaba de receber uma atualização importante que facilita o trabalho dos gestores públicos. A partir de hoje (7/7), já é possível compartilhar e copiar cotações e pesquisas de preços entre usuários do sistema.
A melhoria foi desenvolvida a partir de solicitações frequentes dos próprios usuários para permitir que o agente de contratação reaproveite pesquisas já realizadas. Isso já acontece nos demais módulos utilizados na etapa de planejamento das compras públicas no Compras.gov.br, e reduz tempo e esforço para coletar informações de mercado.
A possibilidade de compartilhar cotações específicas também facilita a colaboração para a troca de dados entre diferentes unidades e órgãos, promovendo integração, eficiência e transparência nas contratações públicas.
Além disso, o sistema informa automaticamente quando uma pesquisa copiada está desatualizada. Nesses casos, o usuário pode atualizar os dados sobre o item com apenas um clique, garantindo que as informações usadas estejam ajustadas de acordo com a realidade do mercado.
Para explorar essa e outras funcionalidades do módulo Pesquisa de Preços, acesse o material disponível para informação e capacitação no Portal de Compras do Governo Federal.