Sociedade é convidada a contribuir para fortalecer a política pública como uma estratégia de integração entre a conservação ambiental, turismo e conhecimentos tradicionais.
A consulta pública para revisão e aprimoramento da governança da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) segue aberta até 27 de julho. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a estratégia de integração promovida pelo programa, que une conservação ambiental, turismo sustentável e valorização dos conhecimentos tradicionais.
A ação é realizada em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Unesco, com apoio técnico da IBY Socioambiental, no âmbito de projeto de cooperação internacional junto à Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
O debate público integra o processo de escuta da sociedade, que inclui comunidades, trilheiros, especialistas, gestores públicos, operadores turísticos e a população que se interessa pelo tema. As contribuições são feitas aqui.
RedeTrilhas
Criada pelo governo federal, a RedeTrilhas impulsiona a conexão das unidades de conservação do país, a partir da instituição de roteiros integrados que fortalecem a conservação da biodiversidade e a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil. Com isso, promove a proteção da biodiversidade, o ecoturismo, o fortalecimento da economia local e o lazer em contato com a natureza.