Orzil News
Brasília, April 18, 2025 5:18 PM

Curso exclusivo: Planilha de Custos e Formação de Preços de acordo com a IN 05/2017

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Publicado em: 11/04/2025 11:04
  •  22 e 23 de maio de 2025 (08h às 17h)
  • 19 e 20 de agosto de 2025 (08h às 17h)
  •  Brasília – DF
  •  Carga horária: 16h

INFORMAÇÕES+


Apresentação
*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2017. +Recente Atualização 2025.

A criação do orçamento estimativo para serviços terceirizados, especialmente com dedicação exclusiva de mão de obra, frequentemente gera dúvidas e incertezas para a equipe de planejamento, devido à complexidade da planilha de custos e formação de preços. No entanto, com a vasta experiência do instrutor e o uso da metodologia de autopreenchimento, busca-se fornecer aos servidores envolvidos na elaboração do orçamento a confiança necessária para realizar a pesquisa de preços para serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra.

O treinamento adota uma abordagem prática-teórica, explicando a função de cada item que compõe a planilha de custos e realizando várias atividades práticas ao final de cada módulo. Além disso, o curso oferece aos alunos planilhas de custos, incluindo memória de cálculo (fórmulas específicas) e todo o material utilizado durante o treinamento.

O curso seguirá as diretrizes da Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, e as orientações emitidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Advocacia Geral da União (AGU).

Conheça o Grupo Orzil (New vídeo)

Orzil, 18 anos de história e transformação (New vídeo)


Objetivos

Capacitar servidores públicos envolvidos na elaboração do orçamento estimativo e empresas participantes de processos licitatórios, por meio da apresentação de metodologias de precificação aplicáveis a serviços terceirizados com DEMO. Proporcionar uma análise segura das propostas apresentadas na fase de seleção do fornecedor, focando especialmente na adequabilidade e exequibilidade dos preços ofertados. Fornecer orientações visando a execução regular e eficiente dos contratos.

Cursos Realizados (Fotos)+


Metodologia

Exposição teórica, de forma interativa e com auxílio de projeções, permitindo apresentar os itens componentes da planilha; e fórmulas desenvolvidas especificamente para a determinação do valor de cada um desses itens, visando, assim, a propiciar ao participante o perfeito entendimento da apropriação dos custos e determinação dos preços dos serviços a serem executados.

Exercícios práticos, incluindo o preenchimento de planilhas de custos e formação de preços, de forma completa.


Público-alvo

– Servidores, militares, agentes e gestores das áreas de planejamento, compras, contratos e suprimentos – agentes de contratação, membros de comissões de contratação, pregoeiros, integrantes de equipes de apoio e de equipes de planejamento, gestores e fiscais de contratos.

– Ordenadores de despesa; gestores do setor público ou dirigentes de entidades privadas – autoridades competentes para adjudicar e homologar a licitação, diretores, secretários, coordenadores e responsáveis por empresas/entidades que contratam com a administração.

– Profissionais de órgãos de controle interno e externo – auditores e controladores internos e externos.

– Assessores e procuradores jurídicos – advogados públicos e privados que representam a administração e os fornecedores.

– Demais agentes envolvidos no processo de contratação – prepostos e representantes de empresas e entidades sem fins lucrativos contratadas pela administração.

– Funcionários e colaboradores de entidades sem fins lucrativos, fundações, institutos, agências reguladoras, universidades e autarquias.

– Prefeitos, vereadores, assessores e demais representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

– Servidores federais, estaduais e municipais que trabalham com recursos transferidos por meio de convênios e instrumentos congêneres.


Programação

Fase preparatória

  1. A importância do alinhamento entre o TR e a PCFP.
  2. Aspectos relevantes da formação do preço.
  3. Principais riscos.
  4. Metodologia do orçamento estimativo.
  5. A importância da definição da estrutura, metodologia e base de cálculo.

Módulo 1 – Composição de Remuneração

– Salário base

– Adicional de Periculosidade

– Adicional de Insalubridade

– Adicional de Hora Noturna Reduzida

– Adicional de Hora Extra no Feriado Trabalhado

– Outros (ex.: Intervalo Intrajornada)

Módulo 2 – Encargos e Benefícios Anuais, Mensais e Diários

Submódulo 2.1

– 13˚ (décimo terceiro) Salário

– Férias e Adicional de Férias

Submódulo 2.2

– Encargos Previdenciários (GPS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outras contribuições

– INSS

– Salário Educação

– SAT

– SESC ou SESI

– SENAI – SENAC

– SEBRAE

– INCRA

– FGTS

Submódulo 2.3

– Benefícios Mensais e Diários

– Transporte

– Auxílio Refeição/Alimentação

– Assistência Médica e Familiar

– Outros

Módulo 3 – Provisão para Rescisão

– Aviso prévio indenizado

– Incidência do FGTS sobre o Aviso Prévio Indenizado

– Multa do FGTS e contribuição social sobre o Aviso Prévio Indenizado

– Aviso Prévio Trabalhado

– Incidência dos encargos (GPS, FGTS e outras contribuições) sobre o Aviso Prévio Trabalhado

– Multa do FGTS e contribuição social sobre o Aviso Prévio Trabalhado

Módulo 4 – Custo de Reposição do Profissional Ausente

Submódulo 4.1 – Substituto nas Ausências Legais

– Substituto na cobertura de Férias

– Substituto na cobertura de Licença Paternidade

– Substituto na cobertura de Ausência por Acidente de Trabalho

– Substituto na cobertura de Afastamento Maternidade

– Substituto na cobertura de outras Ausências

– Submódulo 4.2 – Substituto na Intrajornada

– Substituto na cobertura de Intervalo para Repouso e Alimentação

Módulo 5 – Insumos Diversos

– Uniformes

– Materiais

– Equipamentos

– Outros

Módulo 6 – Custos Indiretos, Tributos e Lucro

– Custos Indiretos

– Lucro

– Tributos:

– Federais

– Estaduais

– Municipais

– Quadro-Resumo do Custo por Empregado

– Mão-de-obra vinculada à execução contratual (valor por empregado)


Palestrantes

Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba mais


Dos Termos de Contratação

1 – A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço. Gentileza entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

2 – O cancelamento só será aceito com antecedência de 3 (três) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

3 – A Orzil reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior. Dessa forma, somente efetivar a compra de passagens aéreas após a confirmação do curso.

4 – A contratante deverá efetuar o pagamento, até 30 (trinta) dias corridos, após a emissão da nota fiscal eletrônica.

5 – O Certificado de conclusão do treinamento será em formato digital criptografado para alunos dos cursos “Online Ao Vivo” e formato impresso para alunos presenciais.

6 – Os benefícios do Cartão fidelidade, atual “Jornada do Conhecimento”, será exclusivamente para alunos matriculados nos cursos presenciais. O cartão é nominal (pessoa física); intransferível e sua pontuação será válida dentro do prazo de 2 (dois) anos para matrículas sem desconto.

7 – O aproveitamento mínimo para aprovação e entrega do certificado é de 70% e de acordo com a participação nas aulas.

8 – O pagamento deverá ser realizado por meio do Banco do Brasil – BB.

9 – Validade da Proposta: 60 dias.


Formas de Pagamento

Depósito Bancário; Nota de Empenho; Ordem ou Autorização de Fornecimento; Boleto Bancário; e Cartão de Crédito (este em até 6X sem juros).


Jornada do Conhecimento

CURSOS ESPECIAIS 2025 – Nova Lei de Licitações e Contratos

01 – Entendendo a Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14133/21, 16 horas (2 dias) Link+
02 – O Agente de Contratação na NLLC, 16 horas (2 dias) Link+
03 – Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, 16 horas (2 dias) Link+
04 – Planejamento das Contratações e Formação de Preços, 16 horas (2 dias) Link+
05 – Planilha de Custos e Formação de Preços de acordo com a IN 05/2017, 16 horas (2 dias) Link+
06 – Elaboração do ETP, do Termo de Referência e do Projeto Básico, 16 horas (2 dias) Link+
07 – PCA/PGC: Plano de Contratações Anual e o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações* Novidade 2025!
08 – Procedimentos Auxiliares com ênfase no SRP e no Credenciamento, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
09 – SRP e a Operacionalização no Sistema ComprasGov, 16 horas (2 dias) Link+
10 – Pregão Eletrônico e a Operacionalização no Sistema Compras.Gov, 16 horas (2 dias) Link+
11 – Pregão e Concorrência Eletrônicos e as Novidades da IN nº 73/2022, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
12  – Licitações e Convênios Públicos (O Elo das Trilhas), 16 horas (2 dias) Link+
13 – Aspectos Polêmicos da Lei 14.133/2021 (Avançado), 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
14 – Contratação Direta sem Licitação na Visão do TCU (Dispensa e Inexigibilidade), 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025!
15 – Contratações das Empresas Estatais com foco na Lei 14.133/21, 16 horas (2 dias) Link+
16 – Contratos Administrativos na Visão do TCU (Inclui o novo Decreto nº 12.174/24), 16 horas (2 dias) Link+
17 – Contratos Administrativos na Visão Jurírica, 16 horas (2 dias)* Novidade 2025! 
18 – Gerenciamento de Obras Públicas no contexto da NLLC, 16 horas (2 dias) Link+
19 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos, 16 horas (2 dias) Link+
20 – Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos, 16 horas (2 dias) Link+
21 – Responsabilização de Agentes Públicos na NLLC Link+ Novidade 2025!
22 – Instrumentos de Manutenção do Equilíbrio Econômico dos Contratos Administrativos Link+ Novidade 2025!
23 – Portal de Compras do Governo Federal – Curso Prático! Link+ Novidade 2025!

Cursos com aplicação da Inteligência Artificial – IA:

24 – Planejamento da Contratação com enfoque no ETP e TR e na Inteligência Artificial – IA (Visão do TCU) Link+ Novidade 2025! 
25 – Fiscalização de Contratos Administrativos com a Inteligência Artificial – IA , 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025! 
26 – Elaboração do ETP, do Termo de Referência e do Projeto Básico, 16 horas (2 dias) Link+ Novidade 2025! 
27 – Inteligência Artificial nas Contratações Públicas – Curso Prático! Link+  Novidade 2025! 


Recompensas
A Orzil está constantemente em processo de inovação, o que reflete na forma como valorizamos a dedicação dos nossos alunos. Durante um longo período, utilizamos o cartão fidelidade para beneficiar aqueles que participaram de cursos em nossas instalações.

No entanto, observamos que as trilhas proporcionam uma jornada de aprendizado e podem render níveis de recompensas.

A partir dessa jornada, apresentamos os níveis e benefícios aos participantes que realizarem essa trajetória.

Conquistas do Conhecimento

Classificação Bronze
Ao completar 5 cursos ao longo da trilha, os alunos receberão o nível bronze, desbloqueando benefícios exclusivos e o reconhecimento por sua dedicação.

Classificação Prata
Após o nível Bronze, àqueles que concluírem 10 capacitações receberão o título Prata, desfrutando de recompensas ainda mais valiosas.

Classificação Ouro
O ápice da Trilha do Conhecimento é o nível Ouro, exclusivo aos alunos que finalizarem toda trajetória do conhecimento. Benefícios especiais esperam por aqueles que completarem a trilha.

Regulamento completo+ 

 

Selos