O evento promoveu a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias estratégicas entre as startups dos dois países.
Na última semana, cerca de 110 pessoas, incluindo investidores, pesquisadores, representantes institucionais e governamentais, além de empresas inovadoras dos setores agro e agrifood, participaram remotamente do Encontro Brasil-Japão. A iniciativa reuniu participantes de diversas partes com o objetivo de fomentar a cooperação digital e a inovação no agronegócio.
Organizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento teve como foco a promoção de conexões entre startups, empresas, investidores e instituições de ambos os países. O principal objetivo foi impulsionar a inovação tecnológica no setor agropecuário, estabelecendo novas oportunidades de colaboração.
Durante o evento, os participantes puderam trocar experiências em espaços dedicados ao networking, assistir a apresentações de casos reais de sucesso e participar de palestras com especialistas do setor. Também houve demonstrações de soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio, seguidas de debates sobre novas oportunidades de cooperação empresarial e institucional entre Brasil e Japão.
De acordo com o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Alessandro Cruvinel, esse foi o primeiro evento de aproximação, neste projeto, entre Brasil e Japão, e houve um grande interesse de ambos os países. “Na sequência, vamos estruturar encontros bilaterais entre os participantes para prospecção de parcerias e ampliação de oportunidades e sinergias”, completou.
O encontro faz parte do projeto de cooperação internacional entre Brasil e Japão (JICA/Mapa/Embrapa), voltado para o desenvolvimento colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.