Orzil News
Brasília, September 9, 2025 3:47 AM

Especialistas discutem transição energética e papel da Amazônia (MME, COP30)

  • #participacao_social
  • #cop30
  • #amazonia
  • #transicao_energetica
  • #energias_renovaveis
  • #financas_sustentaveis
  • #ciencia_clima
  • #futuro_climatico
  • #juventude_protagonismo
Publicado em: 08/09/2025 16:09
Webinar destaca a importância da ciência, da participação social e das energias renováveis para um futuro climático seguro

No Dia da Amazônia, celebrado nesta sexta-feira (05/09), os olhos do mundo se voltam para a maior floresta tropical do planeta. Mais do que um símbolo, a Amazônia é peça-chave para o equilíbrio climático global e estará no centro das decisões que serão tomadas na COP30, que acontece no final deste ano, em Belém (PA).

Para discutir o papel estratégico da região na construção de um futuro climático justo e socialmente seguro, o Um Só Planeta promoveu um webinar especial, reunindo especialistas para debater temas urgentes: a importância da ciência para compreender e proteger a Amazônia, os caminhos da transição energética, as finanças sustentáveis, o protagonismo da juventude e as responsabilidades dos setores público e privado.

O objetivo é claro: a partir de soluções locais e experiências concretas, compreender como a Amazônia pode liderar a agenda climática global e influenciar diretamente os debates da COP30. Segundo Mariana Espécie, assessora do Ministério de Minas e Energia, a conferência em Belém será uma oportunidade única para avançar em decisões efetivas sobre a transição energética.

“É importante ressaltar que esse é apenas um dos temas que vão ser discutidos na COP30. Existem várias camadas no processo da transição energética, e uma das questões mais urgentes é a inclusão energética, pois ainda temos milhões de pessoas no mundo que não têm acesso a serviços energéticos básicos. Aqui no Brasil, isso precisa mudar, com soluções apoiadas em fontes renováveis”, afirmou Mariana Espécie.

Mariana também destacou os esforços do governo federal para garantir que essa transição seja justa e inclusiva, especialmente na região amazônica. “Desde 2024, o governo começou a repaginar um pouco dessas discussões, e essas contribuições tomaram forma na importância da participação social nesses processos de planejamento energético, com tomadas de decisão voltadas nesse sentido. No ano passado, tivemos o lançamento da Política Nacional de Transição Energética e, por meio dela, institucionalizamos o Fórum Nacional, que reúne recomendações a partir de diversos olhares”, completou.

Com a COP30 se aproximando, o desafio é alinhar ciência, sociedade, governos e setor privado para construir um futuro climático seguro. Para o Um Só Planeta, esse é um momento histórico para escrevermos juntos uma nova história para a Terra.

Fonte: Ministério de Minas e Energia