Orzil News
Brasília, April 30, 2024 3:31 AM

FNDE realiza a primeira oficina sobre agricultura familiar e alimentação escolar

Publicado em: 28/07/2021 09:07 | Atualizado em: 28/07/2021 09:07
Encontro on-line teve como objetivo reforçar a proposta de investir na inserção da agricultura familiar no Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou na tarde desta terça-feira, dia 27, a primeira Oficina Temática da Agricultura Familiar e Pnae. Com o tema A Agricultura Familiar e a Importância da Produção Local, o encontro on-line teve como objetivo reforçar a proposta de investir na inserção da agricultura familiar na alimentação escolar. Todas as vagas para participação no evento foram preenchidas.

Desde 2009, no mínimo 30% dos repasses do FNDE para o Pnae devem ser investidos na aquisição direta de produtos de agricultores familiares. A compra institucional da agricultura familiar é parte de um processo que reconhece a necessidade de promover a segurança alimentar e nutricional dos estudantes e de valorizar as especificidades e os hábitos alimentares locais.

“A oficina é um momento importante de discussão sobre como executar a agricultura familiar, possibilitando a troca de experiências entre os participantes. Tudo com o objetivo maior de ofertar uma alimentação cada vez mais saudável aos nossos estudantes”, destacou a coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos.

Essa é a primeira edição do evento. Ao todo, serão realizadas seis oficinas, entre julho e dezembro. Cada encontro abordará um tema específico, seguindo as diretrizes da Resolução CD/FNDE nº 06/2020. As vagas são limitadas, para permitir maior comunicação e interação dos atores que executam o Pnae em estados, municípios e entidades federais, mas o conteúdo gravado será disponibilizado posteriormente.

fonte FNDE