Evento reúne mais de 22 mil participantes para fortalecer gestão municipal e ampliar investimentos em infraestrutura
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) marcou presença no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou terça-feira (11) e vai até o dia 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que reúne mais de 22 mil gestores municipais, tem como foco a implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis, promovendo a cooperação entre municípios e o Governo Federal. Dentre os estandes disponíveis, o da Funasa segue entre os mais visitados para consulta dos instrumentos de repasse, informações sobre novos editais, ações e programas, além do acesso ao material editorial técnico-científico disponível. No primeiro dia do evento, a Funasa realizou mais de 100 atendimentos a gestores municipais, reforçando seu compromisso em oferecer suporte técnico e operacional para a implementação de soluções de saneamento básico e saúde ambiental nos municípios brasileiros.
Para Alexandre Motta, presidente da Funasa, a participação da Fundação no evento é essencial para reforçar seu papel na ampliação do saneamento básico e da saúde ambiental nos municípios brasileiros. “O saneamento é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico. A Funasa tem um compromisso histórico com a melhoria da qualidade de vida da população e está aqui para oferecer suporte técnico e operacional para que as prefeituras possam implementar soluções eficazes. Queremos ajudar os gestores a superar desafios e levar água potável, tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos a cada canto do país”, destacou Motta.
á o prefeito de Borebi/SP, Anderson Pinheiro, que representa um município de 2.700 habitantes, afirma que a parceria com a Funasa é fundamental para o avanço do saneamento básico na cidade. Ele aguarda a publicação dos editais de chamamento da Fundação ainda este ano para viabilizar novas obras. “Temos uma grande necessidade de projetos de esgotamento sanitário e instalação de fossas sépticas na área de assentamento de Borebi. A Funasa é uma parceira essencial dos municípios, e estar aqui, em contato direto com a instituição, conhecendo suas ações e materiais técnicos, é extremamente positivo para nós”, afirmou o prefeito. Pinheiro foi um dos gestores que teve a oportunidade de ser atendido pelo presidente da Funasa na ocasião.
Mas nem todos os municípios estão aguardando novos editais. Um exemplo é Formigueiro, no Rio Grande do Sul, localizado a 293 km de Porto Alegre, que já firmou convênios com a Funasa e atualmente conta com um projeto ativo de abastecimento de água. “Aproveitamos este evento para obter mais informações sobre nosso convênio de abastecimento de água. Já recebemos a primeira parcela e agora estamos acompanhando a liberação das próximas. A parceria com a Funasa tem sido fundamental para melhorar a infraestrutura do nosso município e garantir mais qualidade de vida para a população”, destacou o secretário de Administração de Formigueiro, Fabiano Luz.
Sobre o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP)
Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é uma iniciativa da Presidência da República, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR), com apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Durante os três dias, os participantes poderão conhecer programas federais, captar recursos e firmar parcerias para avançar em diversas áreas da gestão municipal.
O ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha, enfatizou a importância do evento para a relação entre governo e municípios. “Queremos ampliar investimentos, garantir continuidade de projetos e estabelecer novas frentes de cooperação. Esse encontro é uma oportunidade para prefeitos e prefeitas acessarem diretamente os programas e recursos disponíveis”, afirmou.
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi preparado para receber os milhares de visitantes, oferecendo um espaço de 6.200m² com mais de 100 conferências e 60 oficinas distribuídas em auditórios temáticos. Destaque para o Auditório Master, com capacidade para 3.000 pessoas, onde ocorrerão solenidades e painéis com especialistas, gestores públicos e lideranças políticas.
As atividades do evento estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e abrangem seis eixos temáticos: Boa Governança; Sistemas Informatizados e Serviços; Programa e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; e Lideranças Femininas. Além disso, o evento aborda estratégias para o fortalecimento do Pacto Federativo Brasileiro, ampliando a cooperação entre as esferas de governo.
No local, os ministérios e órgãos federais estarão disponíveis para atendimento aos gestores municipais. Instituições como FNDE, Ibama, SPU, Iphan, Receita Federal, Serpro, SEBRAE e bancos públicos como Caixa, Banco do Brasil e BNDES participarão da programação.
Outro destaque do evento é o Espaço Prefeitar, uma área imersiva que simula desafios reais da gestão municipal. Os gestores poderão vivenciar situações como crises orçamentárias e emergências climáticas, contando com assistência técnica para a busca de soluções.
Fonte: fundação nacional de saúde.