Órgão já registrou quase cinco mil processos e mais de 26 mil documentos digitais no SEI.
A secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori, e a ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixadora Maria Laura da Rocha, celebraram, nesta quarta-feira (2/7), o primeiro ano de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Tramita GOV.BR no Itamaraty. Nesse período, o órgão registrou quase cinco mil processos e mais de 26 mil documentos digitais no SEI, e está alinhado à uma gestão pública mais sustentável, segura e eficiente.
Também participaram da reunião o secretário de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Roberto Pojo, a diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (Dtges) da Seges/MGI, Priscila Cabral, os embaixadores Denis Fontes de Souza Pinto, Maria Rita Silva Fontes Faria e Pedro Saldanha, entre outros representantes dos dois ministérios.
A adoção do SEI no Itamaraty é simbólica para a Administração Pública Federal: a pasta foi o último ministério a integrar-se ao sistema, pois utilizava uma solução própria, e, ao mesmo tempo, tornou-se a primeira a implementar o SEI como serviço, com infraestrutura hospedada na Dataprev. A empresa pública é credenciada no MGI para atuar como uma provedora de serviços, responsável por fornecer aos órgãos e entidades as soluções informatizadas necessárias para que não precisem realizar a instalação em suas próprias infraestruturas de tecnologia da informação.
A secretária-executiva Cristina Mori destacou a missão do MGI de fortalecer a capacidade do Estado para responder às necessidades da sociedade brasileira e exaltou a forma como o SEI foi implementado no MRE, com o apoio da Dataprev. “O MRE, na minha visão, é um dos ministérios que apresenta a melhor gestão de conhecimento da Esplanada. Então, conciliar essa capacidade de gestão de informações que o MRE tem com o SEI, oferecido por meio da Dataprev — um lugar que tecnologicamente é seguro, que tem soberania nacional, que a gente pode ter certeza de que os nossos dados vão estar íntegros — é uma grande realização”, afirmou Mori.
Atualmente, além do próprio MRE, o SEI já é utilizado por 21 postos do Itamaraty no mundo todo e pelo Escritório Regional no Rio de Janeiro. Até o momento, foram cadastrados 1.553 usuários e gerados cerca de 4.800 processos administrativos eletrônicos na plataforma, além de mais de 26 mil documentos digitais.
“Essa parceria é vencedora, fomos os últimos a entrar no SEI, mas vamos espalhá-lo pelo mundo afora. Agora, não só temos o registro de mais de cinco mil processos e de mais de mil e quinhentos usuários no SEI, como também já o colocamos em cerca de 20 repartições no exterior. E vamos aumentar esse número num ritmo cada vez mais forte”, comemorou a embaixadora.
Representantes do MGI e do MRE durante reunião no Itamaraty. Foto: Washington Costa
Sobre o SEI e o Tramita
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é a solução oficial do governo federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido, desde 2013, ao governo federal, com o objetivo de promover a eficiência administrativa. Atualmente, o MGI colabora com a evolução do sistema e é responsável por sua distribuição para a Administração Pública Federal, além de estados e municípios, por meio do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN).
O Tramita GOV.BR é outra solução gerenciada pelo MGI que contribui para a expansão da transformação digital no país. A plataforma viabiliza o trâmite de processos administrativos ou documentos avulsos por meio 100% digital entre órgãos e entidades da Administração Pública — independentemente da esfera de poder, que utilizam Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico (SPE) diferentes. Isto é, possibilita a comunicação entre os diferentes sistemas de processos administrativos eletrônicos, de forma rápida, segura e transparente.
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Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos