Orzil News
Brasília, June 22, 2026 6:59 PM

Governo Federal regulamenta uso do Sistema Contratos.gov.br para gestão contratual

  • #gestao_publica
  • #mgi
  • #ministerio_da_gestao_e_da_inovacao_em_servicos_publicos
  • #transformacao_digital
  • #governanca_publica
  • #transparencia_publica
  • #licitacoes
  • #governo_digital
  • #administracao_publica_federal
  • #compras_publicas
  • #eficiencia_administrativa
  • #contratacoes_publicas
  • #nova_lei_de_licitacoes
  • #seguranca_juridica
  • #inovacao_no_setor_publico
  • #contratos_administrativos
  • #modernizacao_da_administracao_publica
  • #interoperabilidade
  • #fornecedores
  • #contratos_gov_br
  • #pncp
  • #execucao_contratual
  • #fiscalizacao_contratual
  • #portal_nacional_de_contratacoes_publicas
  • #controle_administrativo
  • #gestao_contratual
  • #lei_14_133
  • #qualidade_do_gasto_publico
  • #sistemas_estruturantes
  • #administracao_publica_digital
  • #atas_de_registro_de_precos
  • #gestao_de_atas
  • #governanca_das_contratacoes
  • #siasg
  • #sistema_contratos_gov_br
  • #termos_aditivos
  • #dados_estruturados
  • #decreto_13_031_2026
  • #padronizacao_de_processos
  • #gestao_e_fiscalizacao_de_contratos
Publicado em: 22/06/2026 14:06

Medida padroniza e moderniza a gestão de contratos administrativos no Executivo federal, garantindo maior transparência, eficiência e segurança jurídica

O Governo Federal publicou decreto que torna obrigatório o uso do Sistema Contratos.gov.br para todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais (Sisg). A norma, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18/6), regulamenta o § 3º do art. 91 da Lei de Licitações e Contratos (nº 14.133/2021). A medida moderniza a gestão de contratos administrativos no Executivo federal, garantindo maior transparência, eficiência e segurança jurídica.

O estabelecimento do Sistema Contratos.gov.br, gerido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), como plataforma estruturante oficial, contribui para padronizar procedimentos, reduzir riscos e elevar o nível de controle e transparência, garantindo a efetiva implementação da Lei de Licitações e Contratos, especialmente no ciclo de gestão e fiscalização contratual.

A utilização do sistema permite ainda a disponibilização de dados estruturados para governança de gastos, fiscalização pelos gestores, órgãos de controle e para a formulação e o monitoramento de políticas públicas, além de proporcionar a racionalização de sistemas, eliminando dispersões, e o fortalecimento da governança digital.

O Sistema Contratos.gov.br foi implantado em 2021, inicialmente voltado à emissão de empenhos decorrentes das contratações e à gestão contratual. Desde então, passou por sucessivas evoluções, incluindo sua integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Evolução

Em 2023 e 2024, o sistema evoluiu com o lançamento dos módulos de Gestão de Atas e Fornecedor. Em 2025, tornou-se obrigatória a geração dos documentos hábeis de pagamento diretamente no sistema. Nesse mesmo período, foram aprimorados os recursos de acompanhamento da gestão e execução contratual e ampliado o envio automático de informações de notas fiscais eletrônicas ao PNCP.

Atualmente, o Contratos.gov.br reúne cerca de 282 mil usuários e mais de 562 órgãos com contratos ativos. Além dos integrantes do Sisg, o sistema também é adotado por 88 órgãos federais não Sisg e por 172 órgãos de outras esferas de governo, demonstrando sua crescente capilaridade e consolidação como plataforma nacional de gestão contratual.

O sistema acumula mais de 715 mil contratos registrados, sendo cerca de 172 mil vigentes, que somam aproximadamente R$ 1,49 trilhão em valores ativos. No módulo de Atas de Registro de Preços, há cerca de 172 mil atas vigentes, totalizando aproximadamente R$ 790 bilhões.

Embora o decreto tenha abrangência apenas nos órgãos e entidades integrantes do Sisg, o sistema está disponível para uso opcional por toda a administração pública federal, distrital, estadual e municipal, de todos os poderes.

A regulamentação reforça a transparência e a integridade das contratações públicas, consolidando dados estratégicos para melhorar políticas públicas e auditorias, além de representar um passo importante para modernizar o Estado e ampliar a eficiência na entrega de serviços à sociedade.

Fonte: MIistério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos