Objetivo é compreender em quais modelos eles foram disponibilizados e como foi a experiência
Brasília (DF) – Para orientar as Organizações da Sociedade Civil na elaboração e no cadastramento de propostas para o Edital Periferias Verdes Resilientes, a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades promove, nesta sexta-feira (13) das 14h30 às 16h30 o webinário “Objetivo e Conceitos do Edital PVR”, que será transmitido ao vivo no canal do Ministério das Cidades, no YouTube.
Este primeiro evento, com o coordenador de Soluções Baseadas na Natureza, Luiz Arend Filho, vai abordar desde o conceito de SBN, suas aplicações na adaptação das periferias às mudanças climáticas e como podem contribuir para redução de riscos hidrológicos, geológicos-geotécnicos e de altas temperaturas.
Serão abordadas questões como: o que são ações táticas, como podem ser exploradas para potencializar processos de planejamento participativos, o que são os arranjos SBN e oficinas de arranjo SBN.
“É um momento importante de troca com as organizações, para que elaborem propostas aderentes aos problemas socioambientais e às potencialidades das periferias urbanas contempladas”, afirmou Luiz.
O segundo evento será realizado na terça-feira (17), também das 14h30 às 16h30, com o tema “Orientações para Envio de Propostas”. O conteúdo terá uma dinâmica mais instrumental, com apresentação, sobretudo, de instruções sobre como cadastrar propostas na plataforma TransfereGOV.
Os dois webinários terão momentos para abordagem de dúvidas, que poderão ser apresentadas no chat ou enviadas pelo e-mail [email protected], já em funcionamento. Ambos os eventos poderão ser assistidos no canal do YouTube.
Edital
O edital Periferias Verdes Resilientes é uma ação interministerial do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para apoiar a implementação de projetos envolvendo Soluções Baseadas na Natureza – SBN para adaptação das periferias urbanas às mudanças climáticas.
No Ministério das Cidades, a seleção será feita por meio da Secretaria Nacional de Periferias, que vai escolher, no mínimo, seis propostas de Organizações da Sociedade Civil, para efetivar a parceria, com recursos de R$ 15 milhões. No Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a seleção vai contemplar até quatro propostas, com R$ 10 milhões em recursos.
O edital é direcionado para iniciativas que estejam nos 41 territórios prioritários do Programa Periferia Viva
Confira o edital aqui.
Fonte: Ministério da Cultura