– Foto: Daniel Estevao/AscomAGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou, nesta quinta-feira (4/12), duas plataformas digitais que pretendem posicionar a instituição como o maior hub jurídico de inovação pública do Brasil. O site “Desafios AGU” e a página “Inova + AGU” vão complementar um sistema de inovação aberta que teve início em abril, com o lançamento do projeto Caravanas de Inovação.
A iniciativa, coordenada pelo Laboratório de Inovação da AGU, viaja pelo Brasil reunindo advogados federais, estaduais e municipais em torno do aprendizado, da cocriação e da modernização da gestão pública. Nesses encontros, são identificados e selecionados desafios reais da advocacia pública. Com o site “Desafios AGU”, será possível reunir essas experiências e compartilhar as soluções com um número maior de gestores.
O site “Desafios AGU” já entra em operação com 24 projetos a serem compartilhados e desenvolvidos. Cada um deles foi selecionado a partir das quatro primeiras edições das Caravanas, realizadas no Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, e podem ser acessados por qualquer advogado público ou gestor.
As propostas vão de um sistema de integração entre setores jurídicos para aumentar a eficiência das procuradorias a proteção de mulheres vítimas de violência a partir de tecnologia de sigilo e integridade pessoal.
Para o adjunto do Advogado-Geral da União, Paulo Ceo de Carvalho, a entrega do site representa muito mais que uma plataforma de registro e catalogação. “Não estamos lançando uma plataforma. Estamos inaugurando um novo capítulo na história da inovação pública brasileira”, disse.
Para o coordenador do Laboratório de Inovação da AGU, Bruno Portela, o advogado Bruno Portela, uma das principais características do site “Desafios AGU” é que ele nasce de baixo para cima, da realidade vivida por quem está nos estados, nos municípios, nos órgãos de atendimento ao cidadão.
“Isso é inovação voltada para problemas que todo gestor público conhece e para os quais não é possível encontrar soluções sem coordenação, visão e coragem para mudar”, explica Bruno, referindo-se às características intrínsecas da nova plataforma.
Se o “Desafios AGU” é uma plataforma de busca coletiva por soluções, o “Inova + AGU” cumpre um papel relevante na democratização do conhecimento ao tornar públicas e acessíveis as ferramentas já desenvolvidas e em funcionamento na AGU.
Na prática, a página, que fica hospedada no site da Advocacia-Geral da União, organiza e cataloga dezenas de soluções tecnológicas como inteligência artificial, automação e governança, dispostas como em uma carta de serviços.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU






