Orzil News
Brasília, April 30, 2024 4:40 PM

Inscrições abertas para cursos do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Publicado em: 26/08/2021 13:08 | Atualizado em: 26/08/2021 13:08
Ao todo, são 93 capacitações gratuitas para capacitação e qualificação de residentes, docentes e gestores

Estão abertas as inscrições para 93 cursos gratuitos de capacitação e qualificação oferecidos aos residentes, ao corpo docente-assistencial e aos gestores de programas de residência em saúde. A disponibilidade de vagas, o período de inscrição, de realização da especialização e os critérios de seleção variam de acordo com o curso.

A lista das ofertas educacionais está disponível no Portal Registra-RH Saúde. Para fazer a inscrição basta clicar no curso de interesse. Na sequência, clicar no botão “Matrículas Abertas” e realizar o cadastro.

Os cursos são parte do do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa é da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) da Pasta.

As ações, do eixo de ofertas educacionais do Plano Nacional, contribuem para o processo de desenvolvimento de habilidades específicas em temas relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações estão as orientações sobre a Covid-19 na Atenção Especializada; organização do SUS, doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19 e muitos outros.

Disponibilidade

A disponibilidade de ofertas educacionais é dinâmica no catálogo. Das 93 ofertas educacionais de capacitação ou qualificação disponíveis, 66 são oferecidas pela Rede UNA-SUS, por meio de 14 estabelecimentos de ensino:

• Universidade de Brasília (02 cursos);
• Fiocruz Brasília (17 cursos);
• Fiocruz de Mato Grosso do Sul (06 cursos);
• Fiocruz de Pernambuco (01 curso);
• Universidade Federal de Santa Catarina (08 cursos);
• Universidade do Estado do Amazonas (01 curso);
• Universidade Federal de Goiás (02 cursos);
• Universidade Federal do Piauí (01 curso);
• Universidade Federal do Maranhão (08 cursos);
• Universidade Federal de Minas Gerais (08 cursos);
• Universidade Federal de São Paulo (07 cursos);
• Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (03 cursos);
• Universidade Federal de Ouro Preto (01 curso) e;
• Instituto Aggeu Magalhães (01 curso).

Os 66 cursos são de nível educação profissional e tecnológico, na modalidade qualificação profissional, com o formato ensino a distância, autoinstrucional, carga horária que varia entre 4 a 90 horas. Entre os destaque estão as capacitações “Redução da mortalidade materna”, “Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) ”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS”, “Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa”, “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”, “Atualização Do Manejo Clínico Da Pessoa Com Chikungunya”, “Zika: Abordagem Clínica Na Atenção Básica”, etc.

Além da rede UNA-SUS, também estão abertas as inscrições para quatro cursos em áreas específicas na plataforma UniverSUS Brasil, entre eles “Prevenção ao Suicídio”; “Prevenção da Automutilação” e “Entrevista familiar para doação de órgãos”. Todos no formato ensino a distância, autoinstrucional, com carga horária que varia entre 2 a 40 horas.

Ainda neste mês de agosto e para setembro, estão previstos mais 23 novos cursos nos formatos ensino a distância e presencial, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O programa é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida – também parceiros do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

As cargas horárias dos cursos variam entre 04 a 5.760 horas. As ofertas serão constantemente atualizadas, em diferentes temáticas e modalidades.

Cursos Autoinstrucionais

Os cursos autoinstrucionais são disponibilizados para serem realizados sem o acompanhamento de um tutor. Assim, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo.

Cursos EAD tutorado

O tutor EAD atua como um professor online. Nos cursos a distância, além do professor que ministra os conteúdos por meio das víideoaulas, o estudante tem acesso a tutores que auxiliam no processo de aprendizagem.

Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde tem por objetivo capacitar profissionais da saúde em especial para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos federal, estadual e municipal. O objetivo é aumentar a oferta de vagas, bem como para os preceptores, que são os supervisores das residências.

Mais informações estão disponíveis na Portaria GM/MS nº 1.598, de 15 de julho de 2021, e na Cartilha do plano. As demais atualizações sobre os cursos serão publicadas no Portal Registra-RH Saúde.

Ministério da Saúde