Em live, Ministério da Educação promoveu plataforma para avaliações formativas de alfabetização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Debate está disponível ao público no canal do MEC no YouTube
OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), apresentou o uso da plataforma de avaliações formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A plataforma apoia professores do 1º ao 5º ano no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes em leitura, língua portuguesa e matemática. A apresentação foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, durante webinário destinado às redes municipais e estaduais de educação, disponível no canal do MEC no YouTube.
O evento trouxe orientações quanto aos procedimentos de acesso, atualização dos cadastros e cronograma de atividades do CNCA. “As avaliações têm um papel muito importante para tudo o que a gente faz de política pública, especialmente para a educação básica”, apontou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
“A avaliação externa à sala de aula está voltada para orientar o papel das lideranças, para apoiá-las na comunicação com a sociedade e para auxiliar na implementação de estratégias educacionais efetivas, já que os resultados obtidos norteiam o trabalho para as lacunas apresentadas pelos estudantes e professores”, completou.
Os resultados das avaliações servem de apoio no monitoramento do processo de alfabetização dos alunos e no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Em 2025, serão realizados três ciclos avaliativos, conforme o calendário-referência:
- Ciclo I: de 10 a 31 de março
- Ciclo II: de 2 a 30 de junho
- Ciclo III: de 1º a 29 de setembro (data prevista)
Participantes – Estiveram presentes na live do MEC o coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Lima; a diretora de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Linhares; representantes institucionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); parceiros da implementação da plataforma; articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa); equipes técnicas de avaliação; gestores escolares; professores; e representantes das secretarias municipais e estaduais de ensino.
Criança Alfabetizada – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, conjuga os esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras. São alguns de seus princípios: a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
No artigo 30, o decreto descreve os instrumentos de avaliação que deverão ser utilizados para o acompanhamento do programa, como a avaliação periódica de leitura, língua portuguesa e matemática — realizada pelas escolas e liderada pelas redes municipais e estaduais de ensino, com apoio do MEC. Os resultados das avaliações serão usados no monitoramento do processo de alfabetização dos estudantes e no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Para atender às determinações previstas no decreto, o MEC desenvolveu a Plataforma Digital de Avaliações Periódicas.
Fonte: ministerio da educação